Evento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e Patrimoniais da Unifap ocorre dias 16 e 17 de maio. Palestras terão temáticas voltadas à reflexão sobre patrimônio e comunidades locais.
Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus ocorre esta semana em todo país refletindo a atuação dos museus e espaços de memória como impulsionadores de educação e pesquisa. Na Universidade Federal do Amapá (Unifap), o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e Patrimoniais (Cepap/Unifap) realiza uma programação integrada ao evento nacional nos dias 16 e 17 de maio, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).
“Ao abarcarem uma dimensão educativa reconhecida pela sociedade, os museus desempenham papel relevante na promoção de ambientes enriquecedores para visitantes, comunidades, estudantes e professores. [A programação] visa estimular a disseminação de conhecimento de modo prático, abrangente e convidativo. Ao estar completando duas décadas de atuação, a integração do Centro ao evento objetiva contribuir para a democratização do conhecimento cultural”, pontua a diretora do Cepap/Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Rocha Silva.
A programação contará com visitas guiadas e palestras com a Profa. Dra. Ana María Sosa Gonzalez, da Facultad Latinoamericana de Ciências Sociales (Flacso). Com vasta experiência em projetos do campo patrimonial, a pesquisadora socializará experiências de gestão envolvendo comunidades locais e o patrimônio industrial no sul do país. “A intenção é refletir as correlações entre memória, história e patrimônio, com vistas ao estímulo de perguntas e descobertas sobre as culturas e conhecimentos elaborados por comunidades”, explica a Profa. Dra. Ana Cristina Silva.
As palestras ocorrerão no auditório do Cepap/Unifap, situado no campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), e as inscrições são limitadas.
Confira a programação:
Sobre a palestrante
Ana María Sosa Gonzalez possui graduação em História pelo Instituto de Profesores Artigas -IPA (Uruguai, 1997), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou dois pós-doutorados no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde desenvolveu o projeto sobre “Políticas Públicas de Memória: cidadania e usos do passado no âmbito do Mercosul”, junto ao subprojeto “Memória e Políticas de Memória: Patrimonialização e memórias traumáticas no âmbito do Mercosul (1984-2011)”.
Tem experiência em estudos migratórios e comunitários e em memória e patrimônio, trabalhando interdisciplinarmente em Antropologia, Psicologia Social e Ciência Política. Atua principalmente nos seguintes temas: migrações latino-americanas, história oral, identidades e narrativas, uruguaios residentes no Brasil, memórias traumáticas e políticas públicas de memória, comunidades transnacionais e patrimônio cultural.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Os principais objetivos são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus. Este ano, o tema é “Museus, Educação e Pesquisa”.
Serviço
Programação do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e Patrimoniais (Cepap/Unifap) na 22ª Semana Nacional dos Museus
Dias 16 e 17 de maio de 2024, no campus universitário Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Chaves Pinto, KM 02, bairro Universidade, Macapá-AP).
___________________________________
Conheça as Redes Oficiais da Unifap:





