Universidade implementa avaliação interna dos cursos de graduação

Com o objetivo de oferecer uma radiografia dos cursos de graduação, sugerir mudanças estratégicas que se adequem às exigências da legislação educacional brasileira e de se antecipar às avaliações externas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) implementou este ano o Programa de Avaliação Interna dos Cursos de Graduação da Instituição.

Dez graduações do campus Marco Zero do Equador, em Macapá, já receberam as visitas da equipe técnica do Departamento de Avaliação Institucional (Deavi), da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), e os relatório s finais podem ser acessados no site do Deavi.

O programa vem sendo implementado desde janeiro deste ano.

Segundo o Deavi, tiveram prioridade os cursos de graduação que ficaram com nota insuficiente no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos indicadores de qualidade da educação superior adotados pelo MEC; os que estão desde 2006 sem avaliação externa do Ministério; e as graduações novas, na ordem que receberão as comissões externas de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

“A gente aplica os mesmos instrumentos utilizados pelas comissões externas do MEC e, ao final, fazemos uma relatório minucioso, apontando o que precisa ser reformulado, construído ou reconstruído, tanto do projeto pedagógico como do corpo docente e infraestrutura.

Com esses resultados, a gestão se apropria desse material para melhorar a qualidade dos cursos (.

.

) e, quando chegar as comissões externas do MEC, os cursos já estão com seu PPC [Projeto Pedagógico de Curso] atualizado, a infraestrutura já está adequada, o corpo docente qualificado (.

.

) Essa é a finalidade do programa: conseguir se antecipar à visita da comissão”, explica Marilyn Santos, diretora do Deavi.

Dimensões Quatro aspectos são avaliados durante as visitas, baseados nas dimensões de análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura e requisitos legais e normativos.

Ao todo, 98 indicadores fazem parte do instrumento de avaliação e cada um deles recebe uma nota; no final, é feito um resumo e sugestões.

“Fazemos uma visita in loco em todas as instalações do curso, na presença do coordenador que acompanha a visita.

Fazemos também toda a análise documental (PPC, atas de reunião de NDE [Núcleo Docente Estruturante], os planos de ensino, etc.

) e, ao final de todo esse processo, elaboramos o relatório, que é encaminhado aos setores responsáveis para que cada um tome para si a obrigação de fazer as correções necessárias”, descreve Marilyn.

Impactos Marilyn destaca que o Programa de Avaliação Interna constrói uma cultura avaliativa e de autoconhecimento dentro da Instituição.

“No momento em que a comunidade acadêmica consegue se avaliar, ela se autoconhece e passa a valorizar o que tem, sabe exatamente aquilo que precisa reivindicar.

A avaliação tem esse caráter de ser formativa e para isso é preciso que a comunidade acadêmica esteja envolvida, que ela saiba por que ela está avaliando”, ressalta.

Segundo o pesquisador institucional Eric Amaral, a avaliação interna também contribui com o planejamento da Universidade.

“Entendemos que essa avaliação não irá gerar apenas um relatório final; ela irá gerar indicadores e estes são um meio de saber se estamos fazendo certo, se estamos investindo certo, planejando e executando da maneira correta, possibilita identificar onde estão as deficiências, o que precisamos mudar.

.

Essa cultura de avaliação é uma forma de o tempo todo estarmos nos adaptando e acompanhando o movimento da Instituição e da sociedade”, afirma.

A primeira fase do programa será finalizada em janeiro de 2018, quando todos os cursos de graduação de todos os campi da Unifap terão sido avaliados.

A segunda etapa será a avaliação intracursos, na qual os cursos se autoavaliarão.

Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Geografia (bacharelado e licenciatura), Letras – Português / Inglês, Matemática, Ciências Sociais, Sociologia, Artes Visuais e Engenharia Civil foram as graduações avaliadas no primeiro semestre.

A partir de agosto, entram no programa todos os sete cursos do campi Binacional do Oiapoque.

Deavi – O Departamento de Avaliação Institucional tem como atribuições colaborar com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) no processo de avaliação institucional; auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e gerar processo permanente de avaliação institucional visando ao aperfeiçoamento da gestão universitária, de modo a dar transparência dos resultados institucionais à sociedade.

O Deavi desenvolve ações como o Programa de Avaliação Interna dos Cursos de Graduação; Política de Egressos; acompanhamento do Enade; Censo da Educação Superior (Censup); Unifap em Números; entre outros.

A equipe do Deavi é composta por Marilyn Santos, diretora; Lidiane Rodrigues, procuradora educacional e institucional e chefe; Eric Amaral, pesquisador institucional; Cláudia Pessoa, técnica em Assuntos Educacionais; Paulo Pinheiro, estatístico; e Eliana Lopes, assistente em Administração.

Os contatos do departamento são: 3312-1793 e deavi@unifap.

br.

* Fotos: Paulo Guilherme Pinheiro