Unifap oferta 9 vagas em sua primeira seleção do mestrado

Universidade foi recentemente credenciada como um dos polos nacionais e autorizada para oferecer vagas nesse processo de seleção.

A Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (CPG/MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), publicou EDITAL de abertura do Processo de Seleção para turmas de 2023. As inscrições podem ser efetivas entre 5 e 30 de setembro, no endereço eletrônico: http://www.sbfisica.org.br/mnpef A Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi recentemente credenciada como polo do MNPEF e disponibiliza nove vagas nessa seleção.

O edital complementar, de responsabilidade da Unifap, já foi finalizado e enviado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No documento irão constar informações sobre o regime de funcionamento do MNPEF no polo, locais de aplicação das provas do processo seletivo, matrículas e documentação necessária, entre outros. O edital complementar será publicado antes do início das inscrições.

Prova

A seleção no MNPEF será composta de duas etapas: prova escrita nacional, que irá versar sobre tópicos de Física Geral; e prova de defesa de memorial, onde o candidato deve discorrer oralmente sobre a sua trajetória profissional. Os exames serão aplicados nos dias 16 de outubro e 4 de novembro, respectivamente. O resultado da seleção deve ser divulgado até 6 de dezembro.

O mestrado

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) para coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O objetivo é capacitar, ao nível de mestrado, uma fração muito grande de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Acesse o EDITAL

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.