Universidade e Caixa irão assinar termo de cooperação técnico-científica e cultural

Acadêmicos e professores dos cursos das engenharias e arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) serão beneficiados com intercâmbio de conhecimento, a partir da assinatura de um termo de cooperação técnico-científica que será firmado entre a instituição e a Caixa Econômica Federal, amanhã, 29, às 10h, no auditório do Departamento de Letras e Artes.

O acordo prevê compartilhamento de ações educacionais, culturais, científicas, tecnológicas e estabelecimento de mecanismo para a promoção dos mesmos.

O principal ponto do acordo é capacitar os acadêmicos na formatação de projetos, termos de referência e planos nos moldes do que é exigido pelos órgãos do Governo Federal em Brasília.

A coordenadora do evento, professora Cristina Baddini, disse que esse acordo será um grande ganho para a sociedade.

“Estado e municípios irão contar com futuros profissionais aptos na captação de investimento.

Por vezes, os projetos acabam não obtendo êxito justamente por não estarem em conformidade com o que é exigido pelos Ministérios”, explicou.

A primeira ação do acordo será a capacitação de discentes e docentes em aspectos de viabilidade do projeto (captação de recurso da União).

Posteriormente, as atividades serão voltadas para: as práticas metodológicas para a elaboração de termo de referência; capacitação e atualização em técnicas de pavimentação; metodologia para elaboração de plano diretor participativo municipal; e projetos de saneamento básico.

Essas serão as primeiras de uma série prevista a partir da assinatura do termo de cooperação.

O calendário de capacitações será definido posteriormente.

Para Baddini, é de fundamental importância a transferência de conhecimentos, informações e experiências entre a Caixa e Unifap com o estreitamento do relacionamento institucional e negocial.

O Núcleo de Transportes e Geotecnia da Engenharia Civil da Universidade irá promover palestra e discussões sobre o tema até às 18h de amanhã.