Unifap reúne com gestores de universidades da Amazônia para debater o papel das instituições públicas no desenvolvimento regional

Vice-reitora da Universidade, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, participou de um painel integrante dos “Diálogos Amazônicos”, evento que antecedeu a Cúpula da Amazônia e foi realizado em Belém (PA).

Neste mês de agosto, a vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Ana Cristina Maués, representou a Instituição em um painel realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para discutir e traçar estratégias sobre o papel das instituições públicas de ensino no desenvolvimento da Amazônia. O painel fez parte da programação dos “Diálogos Amazônicos”, evento que reuniu gestores de dez universidades da região em Belém (PA) e antecedeu a Cúpula da Amazônia, encontro de chefes de Estado e representantes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Responsáveis por 70% da produção de ciência na Amazônia, as universidades federais que compõem a Amazônia Legal se uniram em uma rede colaborativa para a criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam). O Cisam surge não apenas para a potencialização da produção de conhecimento, mas também para ser uma ferramenta de interação entre a academia e a sociedade amazônica.

Durante seu discurso no evento, a vice-reitora da Unifap ressaltou que a formação, a ciência e a tecnologia precisam deixar de serem elitizadas, concentradas em apenas algumas regiões ou na mão de alguns grupos. Continuou enfatizando que a ciência e a política pública devem considerar as interseccionalidades e produzir junto com as populações locais, com políticas horizontais e equitativas.

“A universidade pública da Amazônia deve considerar esse povo e fazer políticas educacionais, produzir ciência, produzir políticas públicas não somente para, mas, com esse povo. Assim, será possível, juntamente com todas nossas irmãs e irmãos dos países amazônicos superarmos os conflitos e a violência ambiental e territorial que temos vivido desde o processo de colonização. Nosso papel é discutir junto com o povo que conhece a floresta como é possível gerarmos riquezas a partir desses saberes e sabores. Riqueza para manutenção da vida e não da morte”, declarou a Profa. Dra. Ana Cristina Maués.

A respeito de como a Unifap pode ampliar a discussão sobre o tema, a vice-reitora afirmou que, além do fortalecimento das políticas universitárias dentro desse contexto amazônico, é necessário que a Universidade se mantenha nessa rede de parceria e colaboração com as outras universidades da região.

“Nosso papel como universidade é treinar e ensinar os estudantes mas, principalmente, contribuir com o ambiente com qual fazemos parte, no caso, a sociedade. […] Nós precisamos pensar que não há desenvolvimento regional da Amazônia se não houver fortalecimento das universidades. Pra gente fortalecer as universidades, precisamos criar políticas de atração e permanência para professores e estudantes da nossa região”, enfatiza a vice-reitora da Unifap.

O painel fez parte da programação dos “Diálogos Amazônicos”, promovido pela UFPA com o objetivo de pautar junto à sociedade civil a formulação de novas políticas públicas para a região Amazônica. Os resultados do evento foram apresentados na Cúpula da Amazônia, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, na capital paraense.

Texto: Renata Nunes (Estagiária Assesp/Unifap)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/