Unifap inicia obras de pista de atletismo do campus Marco Zero

A administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap) assinou, no último dia 15 de fevereiro, a ordem de serviço para início das obras da pista de atletismo do Campus Marco Zero.

A obra começou na terça-feira, 23, e irá custar cerca de R$ 11,8 milhões a totalidade do projeto com urbanização, iluminação, alambrado, equipamentos para treinamento, etc.

A previsão de término dos serviços é de 270 dias.

A pista será composta de oito raias num total de 6.

740m².

A pista de atletismo da Unifap vai integrar a Rede Nacional de Treinamento (RNT), um legado que pretende se deixar pós-realização das Olimpíadas do Rio 2016.

A RTN é uma aposta do Governo federal que pretende interligar as diversas instalações existentes ou em construção no país.

A Rede, segundo o Ministério do Esporte, irá atender dezenas de modalidades desde a fase de detecção de talentos até o treinamento de atletas e esquipes olímpicas e paraolímpicas.

Após a conclusão da obra, a Universidade estará apta para receber competições internacionais de atletismo em seu campus, além de promover e alavancar o esporte de base entre os acadêmicos e demais membros da sociedade amapaense em todas as suas esferas sociais.

Um acordo de cooperação com a associação de atletismo do Amapá também foi assinado para que possam promover seus treinamentos no ambiente.

A pista será equipada com materiais de primeira linha, de acordo com o que orienta a Federação Internacional de Atletismo.

Apesar de ser construída no entorno do campo de futebol, a prática da modalidade de atletismo será o carro-chefe da instituição.

Bolsa Atleta Desde 2015 a Universidade Federal do Amapá incentiva a iniciação esportiva de acadêmicos por meio do programa de extensão universitária “Bolsa Atleta”.

O objetivo é Incentivar a participação dos estudantes de baixa renda em atividades esportivas e contribuir para a melhoria do seu desempenho acadêmico e em competições.

Também consta no projeto o auxilio a viabilização de recursos aos estudantes que possam cobrir parte dos custos para aquisição de material esportivo, inscrições em competições, transporte, hospedagem e alimentação durante eventos esportivos.

Hoje, o programa Bolsa Atleta da Unifap contempla seis modalidades esportivas (Basquetebol, Voleibol, Handebol, Futsal, Natação e Atletismo).

A intenção, a partir da conclusão da pista, é aumentar o número de bolsas atualmente disponibilizadas, principalmente para o atletismo.