Unifap fará inventário da fauna da Reserva Extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo

Convênio entre Universidade e Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari foi assinado no início do mês. Pesquisa deve iniciar ainda em novembro.

A vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Ana Cristina Maués, recebeu no dia 3 de novembro o vice-prefeito de Pedra Branca do Amapari, Marcelo Pantoja, para assinarem um convênio que objetiva realizar o inventário de fauna na Reserva Extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo, localizada no município, distante pouco mais de 185 km da capital amapaense.

A profa. Dra. Ana Cristina Maués ressaltou que o convênio é fruto de um esforço da Reitoria da Unifap, em especial do reitor, Prof. Dr. Júlio Sá, em estabelecer parcerias com vários órgãos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. “A ideia desta parceria é justamente fortalecer a cooperação interinstitucional, com a possibilidade de investimento tanto em pesquisa como na extensão. O Prof. Júlio entrou em contato com o prefeito de Pedra Branca e nessa conversa foi solicitado que a Unifap fizesse o inventário da fauna e da fauna da reserva extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo. O prof. Alexandre, com sua equipe, assumiu o compromisso de fazer este trabalho”, explicou a vice-reitora.

A pesquisa, que será coordenada pelo docente da Unifap, Prof. Dr. Alexandre Souto, fará o levantamento das espécies de invertebrados (anfíbios e répteis) existentes na área de preservação ambiental do município de Pedra Branca do Amapari. A previsão é que o levantamento dure 12 meses e já inicie este mês. Os dados irão gerar informações que contribuirão com ações locais e representativas de proteção e manejo da Reserva Extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo. A Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri) foi responsável pelas tratativas para que o convênio fosse estabelecido entre a Unifap e a prefeitura do município.

Para o vice-prefeito de Pedra Branca, o projeto dará visibilidade para a reserva extrativista. “A Universidade é uma grande parceira, tem grande know-how de pesquisa e dessa forma faremos os planos de manejo para o nosso município, a gente tem passado ultimamente por um problema com mineração e a gente quer tornar o nosso município sustentável”, afirma Marcelo Pantoja.

* Fotos: Divulgação

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada