Comissão da UNIFAP entrega protetores faciais para o TJAP e IAPEN

Ao todo, o “Projeto Faceshieds” da UNIFAP já entregou 621 protetores faciais para órgãos públicos do Amapá.

A Comissão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da UNIFAP entregou no dia 26 de junho, 43 unidades dos protetores faciais “faceshields” para a o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). Em 19 de junho foram entregues 30 unidades para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN). A equipe, composta por técnicos e docentes da Universidade Federal do Amapá, já entregou 621 unidades aos órgãos públicos do Estado que atuam em atividades essenciais durante a pandemia da COVID-19.

Novas Entregas – O Tribunal de Justiça do Amapá recebeu 43 unidades “faceshields” para proteção dos servidores do Serviço Médico do TJAP, oficiais de justiça, técnicos de TI e servidores em atendimento ao público. A entrega foi realizada pelos professores Felipe Monteiro, docente do curso de Engenharia Elétrica, Adenilson Costa de Oliveira, de Engenharia Civil, e do discente de Engenharia Elétrica, João Pedroso. Com a parceria, o TJAP iniciou preparativos para compra e doação de materiais para que a equipe dos EPIs prossiga com as confecções.

O discente de Engenharia Elétrica, João Pedroso, realiza a entrega de 43 unidades das “faceshields” ao servidor do TJAP e enfermeiro Edinaldo Siqueira. Foto: Acervo/DCET

Nas semanas anteriores, a equipe entregou 24 unidades para a Unidade Básica de Saúde da UNIFAP em Oiapoque, e outras 30 unidades para o IAPEN. Já foram entregues unidades protetoras para os municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Mazagão e Laranjal do Jari. Em Macapá, o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Hospital Maternidade Mãe Luzia também receberam protetores faciais produzidos pela UNIFAP. A Comissão dos EPIs já entregou 621 protetores faciais para os órgãos públicos de saúde e segurança pública.

Acadêmico do Curso de Matémática, Huddson Paz, colaborador das produções dos protetores faciais entrega 30 unidades ao IAPEN. Foto: Acervo/DCET

Produção e doação

O Projeto de Extensão busca manter a continuidade das atividades que vinham sendo realizadas, com a solicitação de materiais para continuar a produção. “Através deste projeto solicitamos mais insumos, para produzir as demandas pendentes”, comenta a Profª. Cristina Baddini, vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).  A docente reforça que o projeto aceita doações de filamentos plásticos e acetatos transparente, e solicita que as pessoas e instituições interessadas em colaborar entrem em contato pelo e-mail protocolo@unifap.br, informando a forma que podem contribuir e como entregar o material.

A Comissão já entregou 621 protetores faciais para órgãos públicos do Amapá. Foto: Acervo/DCET

Projeto de Extensão

Seguindo a demanda atual, a Comissão protocolou na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) o “Projeto Faceshields”, com o intuito de adquirir matéria-prima para as produções dos protetores faciais, como o filamento plástico utilizado nas impressoras 3D e o acetato de PVC transparente.

“Estamos formalizando nossas atividades através do Projeto de Extensão, a proposta veio de docentes do curso de Engenharia Civil com o apoio dos cursos de Engenharia Elétrica, Matemática e Física”, explica o Prof. Ms. Felipe Monteiro, integrante da comissão. Ele também explica que os alunos que trabalham de forma voluntária no projeto desde março receberão Horas de Atividades Acadêmico-Científicas e Culturais (AACC), para que possam utilizar como atividades complementares obrigatórias para conclusão de curso.

A equipe

Formalizada por meio da Portaria nº 0577-2020, a equipe conta com docentes, técnicos da UNIFAP e participação voluntária de discentes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Matemática. A comissão foi formada após o Reitor da Universidade, o professor Dr. Julio Sá, e professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, identificarem a carência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os órgãos de saúde pública do Amapá. Os integrantes da comissão são: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quaresma Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.

Professores Dennis Pureza, Felipe Monteiro e o voluntário Huddson Paz (discente de Matemática) fazem parte da equipe que produz protetores faciais. Foto: Acervo/DCET

O que são EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são roupas, capacetes, máscaras e acessórios utilizados para proteger o corpo de ferimentos e acidentes que exponham o usuário a infecções, vírus e bactérias. Os equipamentos têm sido utilizados por profissionais de saúde e segurança, para proteção contra o contágio pelo vírus da COVID-19.

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.