SNCT 2016: Pesquisador da Unifap aborda em conferência a importância de pesquisas interdisciplinares na ciência

A programação de hoje, 18, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) encerra logo mais, às 19h, no Auditório Central do campus I da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a conferência “Interdisciplinariedade e Inovação na Ciência Cognitiva”.

O pesquisador da Universidade Federal do Amapá (UNifap) e docente do curso de Jornalismo, prof.

Dr.

Walter Teixeira Lima Júnior, abordará a importância das pesquisas interdisciplinares para a inovação, ressaltando a ciência cognitiva como a área científica que trabalha de modo interdisciplinar há 70 anos.

“A interdisciplinariedade é, hoje, uma questão muito importante, temos órgãos do governo fomentando-a, e a ciência cognitiva é uma área que contribui para a estruturação dessa questão no meio do século passado e início deste século.

Todavia, por conta da Revolução Industrial, do avanço tecnológico, das especializações, das disciplinas, parece que agora a interdisciplinariedade está ganhando mais realce, mas na verdade desde o século 18 existiam cientistas que faziam pesquisas interdisciplinares”, afirma Walter.

Walter Teixeira Lima Júnior é pós-doutor no Dlab do Departamento de Mecatrônica da Escola Politénica da USP e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Pioneiro em conteúdo jornalístico de Internet no Brasil, editor de Caderno de Informática, ex-assessor de imprensa da USP e atual chefe de gabinete da Unifap.

Consultor ad hoc da FAPESP, CNPq e CAPES.

Membro da Cognitive Science Society (Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva).

Foi pesquisador-colaborador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC e lidera o grupo de pesquisa “Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva”.

Pesquisador PQ2 do CNPq.

Foi professor no Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero e do Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo.

Atualmente é professor na Universidade Federal do Amapá e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA.

SNCT 2016 Com o tema “Integrando saberes e beneficiando a sociedade amapaense”, a edição 2016 da SNCT segue até 21 de outubro nos campi da Ueap, em Macapá (AP).

Fique por dentro da programação da SNCT SERVIÇO Conferência “Interdisciplinariedade e Inovação na Ciência Cognitiva”, com o prof.

Dr.

Walter Teixeira Lima Júnior (Unifap), pela programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016 18 de outubro de 2016, no Auditório Central do campus I da Universidade do Estado do Amapá – Ueap (Av.

Presidente Vargas, nº 650, Centro, Macapá-AP).

Gratuita.

Informações: http://www.snct2016ueap.com/.