Pesquisador francês dará palestra na Unifap sobre técnicas de controle biológico de mosquitos na Unifap

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) receberá no dia 16 de abril o pesquisador francês Pierre-Alexandre Bliman, da Universidade de Sorbonne, em Paris, para conhecer a Instituição e ministrar a palestra “Estratégias de Controle pela Técnica de Insetos Estéreis”.

O evento será realizado às 10h, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia (Cepa), que fica no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A Técnica do Inseto Estéril (TIE) é um método de controle biológico que consiste na liberação de grandes quantidades de insetos machos inférteis numa dada região.

Se uma fêmea acasalar com um macho estéril, não terá descendência, reduzindo assim a população da próxima geração.

Ela é uma alternativa aos métodos de controle que utilizam inseticidas, evitando a contaminação do meio ambiente.

“A rápida disseminação da população de mosquitos do gênero Aedes amplificou mundialmente o risco de epidemias de Dengue, Chikungunya ou Zika, e o controle dessas doenças transmitidas por vetores é agora um grande problema de saúde pública.

O controle químico foi a principal forma de controle durante décadas, mas o aumento da resistência dos mosquitos aos inseticidas e o impacto destes na biodiversidade fizeram com que se buscasse alternativas, e a TEI é uma delas”, explica Bliman.

ServiçoPalestra: Estratégias de Controle pela Técnica de Insetos EstéreisPalestrante: Pierre-Alexandre Bliman, da Universidade de Sorbonne (França)Dia 16 de abril de 2019, às 10h, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia (Cepa), no campus Marco Zero do Equador (Rod.

Juscelino Kubitschek, km 2, bairro Jardim Marco Zero, Macapá-AP).

Entrada franca.

Palestra em português.