SNCT: “Dia C da Ciência” terá série de 18 palestras

O “Dia C da Ciência” terá início na Universidade Federal do Amapá (Unifap) no próximo dia 26, quinta-feira, com 18 palestras que irão tratar desde saberes culturais ribeirinhos a abordagens no ensino da geometria.

A programação está inserida no contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017.

Os painéis foram elaborados a partir dos resultados finais de trabalhos de acadêmicos dos programas de pós-graduação da Universidade.

As palestras serão todas no mesmo dia (26) e ministradas nos miniauditórios 1 e 2 do prédio do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP), o prédio “aranha”, em horários alternados.

São 720 vagas, 40 para cada uma das 18 palestras previstas.

As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente no site da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec):http://snct.setec.ap.gov.br/cronograma.php O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

Com o slogan “a ciência que eu faço”, o evento é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa.

O objetivo é mostrar à comunidade a importância dos estudos e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Confira a programação completa: Palestra: Saberes culturais ribeirinhos: o brincar e a cultura infantil a partir das narrativas dos moradores e da comunidade de Arraiol/Arquipélago do Bailique.

Horário: 14h às 14h20.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Educação em direitos humanos: um estudo na educação superior do estado do Amapá.

Horário: 14H às 14h20.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: “Tá pensando que Travesti é bagunça?!”: Decolonialiedade e resistência nas experiências escolares de Travestis e Transexuais de Macapá.

Horário: 14h20 às 14h40.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: A educação na Amazônia do “ouro negro”: o programa educacional da Icomi no Distrito de Santana (1960-1984).

Horário: 14h20 às 14h40.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: Evasão no ensino superior: percepções para além dos números, nos cursos de engenharia.

Horário: 14h40 às 15h.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: As narrativas mitológicas Wajãpi e o ensino de História no Amapá.

Horário: 14h40 às 15h.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: O ensino da história local de laranjal do jari nos livros didáticos de história do Amapá.

Horário: 15h às 15h20.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Perfis e expectativa dos educandos do PROEJA em Macapá (AP): Considerações sobre o público (IFAP) e o privado (SESI).

Horário: 15h às 15h20.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: Relação de Mamíferos com área de sucessão ambiental.

Horário: 15h20 às 15h40.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Abordagens no ensino da Geometria.

Horário: 15h20 às 15h40.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: O uso da robótica educacional como motivação a aprendizagem de matemática.

Horário: 15h40 às 16h.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Avaliação espacial e influência de fatores ambientais na presença de mamíferos.

Horário 15h40 às 16h.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: Educação Quilombola Horário: 16h às 16h20.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: O maior divisor comum de números comensuráveis Horário: 16h às 16h20.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: Técnicas de caracterização das frações químicas da madeira para produção de biocompostos.

Horário: 16h20 às 16h40.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Pesca artesanal Horário: 16h20 às 16h40.

Local: miniauditório 2 do CIPP.

Palestra: Índices de preços: os resultados da pesquisa da cesta básica como ferramenta para o controle do orçamento familiar.

Horário: 16h40 às 17h.

Local: miniauditório 1 do CIPP.

Palestra: Estudo etnobotânico em unidade de conservação.

Horário: 16h40 às 17h.