Reitoria finaliza processo de transição de gestão da Unifap

A atual equipe de gestão da Universidade Federal do Amapá (Unifap) finalizou o processo de transição da administração da Instituição para o professor Júlio Sá, primeiro colocado na lista tríplice da consulta prévia para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, realizada no dia 6 de junho deste ano.

A última reunião ocorreu na segunda-feira, 17, no auditório do Conselho Superior (Consu), no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Ao todo, foram oito encontros acordados em julho deste ano entre as atual e futura gestões da Instituição e realizados nos meses de agosto e setembro.

Nesta reunião, a Reitoria e as unidades administrativas diretamente subordinadas a ela (Ouvidoria, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Auditoria Interna (Audint), Assessoria Especial da Reitoria (AER), Unidade de Controle Interno (C.

I.

), Procuradoria Jurídica (Projur), Comissão Permanente de Licitação (CPL), Gabinete da Reitoria e Corregedoria) apresentaram as ações realizadas, as que estão em andamento e os desafios para a futura gestão da Unifap.

A vice-reitora da Universidade, Adelma Barros-Mendes, avalia que as reuniões foram bastante positivas e que o processo de transição de gestão é o fechamento de um ciclo da atual administração e o início de outro ciclo com a futura equipe de gestão, trazendo outros olhares e atores para a direção da Instituição.

“Ao propor todo esse procedimento elaborado com a análise e síntese do nosso trabalho durante estes quatro anos, destacando, inicialmente, o diagnóstico da realidade que encontramos, apresentando as nossas ações como gestores de uma instituição pública e que passou por dificuldades financeiras e o quanto nós conseguimos avançar e, ao final, separar o que conseguimos executar, reconhecer nossas limitações e apresentar para os próximos gestores os desafios que eles precisarão enfrentar, para nós é, também, o cumprimento de um dever com a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo”, afirma Adelma Barros-Mendes.

Todo o processo de transição foi registrado por escrito e as apresentações e relatórios serão entregues à próxima gestão.

Segundo a reitora da Unifap, Eliane Superti, foi a primeira vez que o processo de transição de gestão na Universidade ocorreu neste formato, com reuniões sistematizadas e registradas por escrito.