Quatro atletas da Unifap compõem a seleção brasileira que disputará o Parapan-Americano Universitário

Quatro atletas paralímpicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram convocados para compor a seleção brasileira que disputará o Parapan-Americano Universitário, que ocorrerá de 19 a 29 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Yndiraima Alessandra Santos da Cunha (História), Segilma da Silva Miranda (Geografia), Siulam Silva Freitas (Ciências Sociais) e Olemax Nogueira Duarte (Direito) competirão na modalidade atletismo de campo (peso, dardo e disco).

Em maio, os quatro paratletas conquistaram, ao todo, 12 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018, realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), com a presença de 252 atletas de cerca de 200 instituições brasileiras de nível superior.

Foi a primeira vez que a Unifap enviou atletas para a competição.

Os acadêmicos serão acompanhados pelo professor do curso de Educação Física, Dilson Belfort, que é o treinador dos paratletas.

FISUAMERICA Games O Parapan-Americano Universitário é um dos eventos que compõem a primeira edição do FISUAMERICA Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o público universitário.

Com realização da FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição internacional ocorrerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, entre 19 e 29 de julho de 2018.

Serão 12 países competindo nas modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, natação paradesportiva, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.

Os alunos-atletas representarão os Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Brasil, Venezuela, Paraguai, Honduras, México e Uruguai.

*Fotos: Marlon Gomes