Projeto visa transformar campus de Mazagão em centro de pesquisas agrárias da Unifap

O projeto para implantação do Centro Integrado de Ensino e Pesquisas em Ciências Agrárias do campus Mazagão da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi apresentado à comunidade acadêmica e ao deputado federal Cabuçu Borges pela reitora Eliane Superti na última sexta-feira, 23, na sede do município localizado a 32 quilômetros da capital Macapá.

O objetivo da administração da Universidade, além da implantação do centro de pesquisas agrárias, é estabelecer novas graduações na região destinadas aos estudos no setor primário.

O prédio será composto por três andares com salas de aula, laboratórios, refeitórios e espaços de vivência.

A obra inicia no ano que vem, terá duração de 18 meses e está orçada em R$ 9 milhões.

Do valor total, R$ 1 milhão foi garantido por meio de apresentação de emenda parlamentar do deputado federal, como apresentação para começo dos trabalhos de construção.

“Poder ampliar a oferta de cursos e, principalmente, garantir que um município cresça absorvendo seus acadêmicos é um sinal de progresso e preocupação com a educação.

A Unifap mostra o cuidado que tem com a universalização do ensino, indo também para a área rural”, ressaltou Cabuçu.

A escolha do campus Mazagão para a implantação do Centro se justifica dada a forte vocação da região para a produção agrícola familiar e a demanda local por profissionais da área.

Atualmente o campus sedia o curso de licenciatura em Educação do Campo.

Agronomia será o primeiro, de quatro cursos, que irão somar para a formação o polo temático da área rural da Unifap.

Zootecnia e Medicina Veterinária também integrarão em breve a grade de cursos.

O diretor do campus, professor Emanuel Leal de Lima, informou na oportunidade que a Unifap vem costurando acordos com a Embrapa e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a implantação da “Fazenda Modelo” e áreas para uso compartilhado de experimentos agrícolas.

O processo de doação de 200 hectares do Incra para a instituição já está em Brasília e aguarda definição.

“O termo de uso compartilhado com a Embrapa encontra-se bem adiantado.

A perspectiva de consolidação do campus Mazagão como um centro de ensino e pesquisas agrárias nos deixa bastante otimistas.

É um ganho para a Unifap e para o estado do Amapá que terá profissionais formados em áreas até então inexistentes aqui”, avaliou o diretor.

A reitora tem negociado com o Ministério da Educação (MEC) o processo de implantação do Centro.