Projeto Smart Campus propõe soluções tecnológicas para a Unifap

Com o conceito de “cidades inteligentes” o projeto visa oferecer, de forma tecnológica, facilidades e melhorias para o dia a dia das comunidades acadêmica e externa.

O projeto Smart Campus Unifap, vinculado ao curso de Ciência da Computação, tem por objetivo promover o estudo e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que gerem facilidades e melhorias para o dia a dia das comunidades acadêmica e externa. O projeto de pesquisa busca entender quais são as dificuldades e desafios existentes e implementar soluções de Cidades Inteligentes no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), propondo soluções que considerem todas suas limitações e especificidades.

As propostas de Campi Inteligentes surgiram em diversas universidades ao redor do mundo a partir de conceitos sobre Cidade Inteligente, imaginando olhar para a universidade como uma cidade que possua governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida universitária.

A coordenadora do projeto Prof.ª Patrícia Araújo explica como o projeto iniciou. “Em 2019, junto com três alunos, começamos a pensar em soluções inteligentes para o Campus Marco Zero da Unifap. A ideia inicial era eles fazendo projetos que seriam trabalhos de conclusão de curso pensando em soluções inteligentes, mas ano passado eu resolvi transformar isso em um projeto de pesquisa. Eu e mais três professores começamos a montar o grupo de pesquisa e eu resolvi consolidar um projeto relacionado a campus inteligente que eu chamei de Smart campus Unifap, para justamente pensar em soluções inteligentes para o campus universitário”.

O grupo de pesquisa faz uma análise técnica para conhecer o que a universidade possui em relação a suporte tecnológico. “A gente precisa entender o que a Unifap tem de infraestrutura tecnológica hoje, o que precisa para a gente pensar em um campus inteligente. Quando a gente fala de aplicativo, a gente fala de soluções com sensores, mas por trás de tudo isso tem uma infraestrutura e ela precisa ser pensada e com pessoal capacitado, para que aquela estrutura funcione. Então uma das etapas do projeto de pesquisa e que ainda está em andamento é entender o que a Unifap tem atualmente de infraestrutura”, explica a Prof.ª Patrícia Araújo.

Aplicativo Carona Solidária

Dentro do projeto Smart Campus Unifap existe a pesquisa do acadêmico do curso de Ciência da Computação Lucas Figueiredo, que está desenvolvendo um aplicativo que oferece carona solidária.

A proposta é apresentar uma solução de mobilidade inteligente voltada à comunidade acadêmica da Unifap, utilizando do compartilhamento de rotas comuns como uma alternativa para chegar ou sair da universidade.

Durante a pesquisa o estudante conheceu o projeto Caronaê, realizado por alunos de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O aplicativo Caronaê chegou a ter cerca de 10 mil usuários, porém, atualmente os serviços oferecidos pelo aplicativo estão parados por falta de manutenção que o sistema necessita. A equipe de estudantes que fazia parte do projeto acabou se afastando, por esse motivo o projeto decidiu disponibilizar o acesso aos dados do aplicativo para qualquer pessoa que tivesse interesse. Com isso, Lucas Figueiredo decidiu construir uma proposta de mobilidade para a Unifap.

Inicialmente o estudante realizou a aplicação de questionários para descobrir se havia o interesse da comunidade acadêmica. Os resultados foram positivos, mas o estudante encontrou pelo caminho limitações para o desenvolvimento da pesquisa. “Atualmente esbarro nas inconsistências que os serviços descontinuados apresentam, tenho a proposta e justificativas prontas, mas sigo com esses contratempos”, ressalta Lucas.

A pesquisa também é tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que atualmente está no processo de apresentação do pré-projeto de pesquisa.

Sobre o aplicativo não há previsão de lançamento por conta da dificuldade em prosseguir com a pesquisa. Apesar disso, o estudante torce para que consiga apresentar a proposta à Unifap e tem esperanças que o projeto seja aprovado.  “Vou tentar entregar o mais rápido possível para que o aplicativo fique disponível para a comunidade acadêmica e que futuramente possa ser alimentado pela universidade com mão de obra qualificada, quem sabe se tornar um projeto de extensão para os acadêmicos do curso de Ciência da Computação e demais cursos”. Conclui Lucas Figueiredo.

Hackathon

É um evento que está sendo elaborado pela coordenação do projeto Smart Campus Unifap. Hackathon é uma maratona de programação para a comunidade acadêmica pensar e desenvolver soluções tecnológicas. “Quando a gente pensa em desenvolvimento de soluções ele não é individual, envolve uma equipe de desenvolvimento de software de aplicativo. Não é somente uma pessoa que desenvolve, é uma equipe. Então a gente vai lançar o Hackathon justamente com a ideia de campus inteligente para algumas equipes pensarem em soluções para a universidade. O Planejamento é para abril e está dentro do projeto de pesquisa em desenvolver soluções para problemas existentes para a comunidade acadêmica”.  Destaca a Prof.ª Patrícia Araújo.

Colaboração de texto: Lana Dantas (Estagiária de Jornalismo/ASSESP UNIFAP)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.