Projeto de Extensão da Unifap promove atividades de Planejamento Estratégico para Instituições Públicas do Amapá e Pará

Servidores de 16 órgãos públicos receberam qualificação administrativa para melhoria do serviço público.

O Projeto de Extensão “Gestão Estratégica nas Organizações”, do Curso de Administração, em parceria com alunos do curso de ensino a distância em Administração Pública da Unifap, realizou entre dezembro de 2020 e março de 2021 atividades de Planejamento Estratégico em Instituições Públicas de municípios do Amapá e Pará. O projeto visa auxiliar as organizações, sejam elas públicas ou privadas, a formularem e administrarem estratégias de administração através de diagnósticos organizacionais, análises de pontos fortes e fracos, oportunidades e obstáculos, assim como auxiliar na definição dos objetivos estratégicos e iniciativas para alcançar as metas. O projeto também já colaborou com o Planejamento Estratégico da Polícia Militar do Amapá em dezembro de 2020.

Alunos do curso EaD de Administração Pública da Unifap realizaram treinamento para servidores de Órgãos Públicos. Foto: Acervo Pessoal/Cláudio Mendonça

Cada aluno do curso EaD em Administração Pública foi responsável pelo planejamento estratégico de uma das 16 Instituições Públicas dos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, no Amapá, e Monte Dourado e Parauapebas no Pará. Os servidores desses órgãos receberam orientações e treinamento a partir da ferramenta de análise SWOT, que visa especificar os objetivos de riscos do negócio ou projeto e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis ao alcance desses objetivos.

Confira abaixo as instituições atendidas:

• Pronto Atendimento Yutaka Takeda – Parauapebas/PA
  • Coordenação de Ensino de Monte Dourado/Almerim – Distrito de Monte Dourado/PA
  • Conselho Tutelar – Vitória do Jari/AP
  • Escola Municipal Benedito Lima Penelva – Vitória do Jari/AP
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura de Vitória do Jarí – Vitória do Jari/AP
  • Fundo Municipal de Assistência Social – Vitória do Jari/AP
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Vitória do Jari/AP
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – Vitória do Jari/AP
  • Escola Estadual de Jarilândia – Vitória do Jari/AP
  • Secretaria de Infraestrutura  – Vitória do Jari/AP
  • Escola Estadual Mineko Hayashida – Vitória do Jari/AP
  • Escola Municipal Francisca de Freitas Araújo – Vitória do Jari/AP
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) – Laranjal do Jari/AP
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Laranjal do Jari/AP
  • Setor Pedagógico do Instituto Federal do Amapá (Campus Laranjal do Jari) – Laranjal do Jari/AP
  • Secretaria Municipal de Saúde – Laranjal do Jari/AP

De acordo com o Professor. Dr. Cláudio Márcio Campos de Mendonça, coordenador do projeto, o Planejamento Estratégico é fundamental para que as organizações públicas e privadas possam visualizar e definir ações de melhoria administrativa. “Inicialmente ficou perceptível a importância de se planejar e definir metas para serem alcançadas no futuro. Além da definição de iniciativas necessárias para obter bons resultados”, explica o docente.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Gestão Estratégica nas Organizações”, do curso de Administração da Unifap, coordenado pelo Prof. Cláudio Mendonça, atua no Planejamento Estratégico de organizações públicas ou privadas, através de estratégias de administração, auxiliando na definição dos objetivos estratégicos e iniciativas para alcançar metas. A próxima etapa será com atendimentos a microempreendedores e microempresas, após o retorno das atividades presenciais na Unifap.

O projeto também atendeu a Polícia Militar do Amapá para a construção do planejamento estratégico do órgão. (Foto registrada antes da pandemia de coronavírus. Acervo pessoal/Cláudio Mendonça)

Ferramenta online

O coordenador do projeto desenvolveu a ferramenta digital “Easy Strategic Canvas”, em abril de 2020, para direcionar o desenvolvimento cocriativo do Planejamento Estratégico e acompanhamento do Plano de Ação. Integra de forma ágil, fácil e colaborativa, em uma única tela, as ferramentas de gestão SWOT, OKR e 5W2H. O público alvo para utilização são: MEIs, Startups e Microempresas.

Visite: www.escanvas.com.br

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Conheça o canal oficial da UNIFAP no YouTube

Confira a edição mais recente no Spotify

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.