Projeto de Extensão busca apoio para produção de protetores faciais em grande escala

Alunos voluntários receberão horas AACC pelo período trabalhado.

A Comissão dos Equipamentos de Proteção Individual da UNIFAP desenvolveu o “Projeto Faceshields”, para produção de protetores faciais do tipo “faceshields” sem fins lucrativos, destinados para doações a instituições públicas, especialmente da área da saúde e órgãos atuando no combate ao COVID-19. O projeto de extensão busca doação de entidades interessadas em colaborar, e disponibilizará horas AACC aos discentes voluntários na produção.

A equipe já entregou mais de 460 protetores faciais para órgãos de saúde e segurança pública, entre unidades da capital e interiores, e estima continuar a produção após a aquisição de novos materiais, em falta no Estado. Para instituições privadas de saúde ou que possuam interessem em participar, a equipe produzirá a partir das doações de materiais pelos grupos interessados.

Ao todo, mais de 460 protetores faciais foram entregues para órgãos de saúde e segurança pública

O projeto

Pensando na demanda atual e visando a produção em grande escala, a Comissão protocolou na Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) o “Projeto Faceshields”, com o intuito de adquirir matéria-prima para as produções dos protetores faciais, como o filamento plástico utilizado nas impressoras 3D e o acetato de PVC transparente.

“Estamos formalizando nossas atividades através do Projeto de Extensão, a proposta veio de docentes do curso de Engenharia Civil com o apoio dos cursos de Engenharia Elétrica, Matemática e Física”, explica o Prof. Ms. Felipe Monteiro, integrante da comissão. Ele também explica que os alunos que trabalham de forma voluntária no projeto desde março receberão Horas de Atividades Acadêmico-Científicas e Culturais (AACC), para que possam utilizar como atividades complementares obrigatórias para conclusão de curso.

Produção e doações

A formalização do Projeto de Extensão busca manter a continuidade das atividades que vinham sendo realizadas, com a solicitação de materiais para continuar a produção. “Utilizamos filamentos e acetatos de projetos antigos, assim como as respectivas impressoras. Através deste projeto solicitamos mais insumos, para produzir as demandas pendentes que somam mil protetores”, comenta a Profª. Cristina Baddini, vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).  A docente explica que as matéria-prima dos protetores faciais estão em falta no Amapá, e solicita que as pessoas e instituições interessadas em colaborar com as produções realizem doações dos filamentos plásticos e do acetato transparente ao DCET, para que o trabalho não seja interrompido pelas próximas semanas, enquanto a Universidade adquire novos insumos.

*Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: protocolo@unifap.br  (informando que forma podem contribuir e como entregar o material).

Os filamentos de plástico para impressoras 3D e acetatos de PVC transparente estão em falta no Amapá. Foto: Divulgação/DCET

A equipe

Formalizada por meio da portaria n.º 0577/2020, a equipe conta com docentes, técnicos da UNIFAP e participação voluntária de discentes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Matemática. A comissão foi formada após o Reitor da Universidade, o professor Dr. Julio Sá, e professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, identificarem a carência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os órgãos de saúde pública do Amapá. Os integrantes da comissão são: Robert Ronald Maguina Zamora, Cristina Maria Baddini Lucas, Felipe Monteiro, Regis Brito Nunes, Adenilson Oliveira, Dennis Quaresma Pureza, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Raphael Diego Comesanha e Silva, Geraldo Neves Maranhão, Helder Damasceno de Albuquerque, Francineide Pereira da Silva Pena, Dirley Cardoso Moreira, Achiles Eduardo Pontes Campos, Anderson Walter Costa da Silva, Ricardo Angelo Pereira de Lima e Katia Souza Rangel.

Professores Dennis Pureza, Felipe Monteiro e o voluntário Huddson Paz (discente de Matemática) fazem parte da equipe que produz protetores faciais. Foto: Divulgação/DCET
Colaboração de Texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.