Programa Residência Pedagógica seleciona estudantes de licenciaturas da Unifap para estágio em escolas públicas de Macapá e Santana

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), publicou nesta quinta-feira, 5, edital de seleção de acadêmicos para residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições, gratuitas, ocorrerão das 8h às 12h no dia 6 de julho e das 8h às 20h no dia 9, com a entrega da documentação listada no edital de seleção em envelope lacrado, identificado com nome e núcleo em que o(a) candidato(a) está pleiteando concorrência, no Protocolo Geral da Instituição, localizado no térreo do prédio da Reitoria, campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

São 210 vagas, sendo que 144 alunos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 400 mensais e 36 serão residentes voluntários.

O Residência Pedagógica ainda terá 60 candidatos que comporão o cadastro reserva do programa.

Podem participar da seleção acadêmicos matriculados nos seguintes cursos de licenciatura da Unifap: Pedagogia (campus Marco Zero), Letras (campus Marco Zero), Geografia (campus Marco Zero), Matemática (campus Marco Zero), Química (campus Santana), Artes Visuais (campus Marco Zero) e Teatro (campus Marco Zero).

O(a) candidato(a) deve ter cursado o mínimo de 50% da carga horária do curso ou estar cursando a partir do 5º período, ter disponibilidade de mínimo 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades como residente, possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0, possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Freire e dispor de conta corrente, preferencialmente no Banco do Brasil.

O programa O Residência Pedagógica é um programa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando que esteja na segunda metade do curso, em uma escola de educação básica.

O estágio deve contemplar, dentre outras coisas, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

O acadêmico também será acompanhado por um professor da escola e por um docente da Universidade.

Os bolsistas do Programa Residência Pedagógica na Unifap atuarão em escolas públicas de Macapá e Santana, nos seguintes componentes curriculares: Artes, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química.

O resultado final do edital de seleção será divulgado no dia 12 de julho de 2018.

A íntegra do edital pode ser conferida no site da Unifap.

Mais informações podem ser obtidas na coordenação institucional do Programa de Residência Pedagógica/Unifap, pelo e-mail ronedia@unifap.

br.

Serviço Programa de Residência Pedagógica/Unifap – Seleção de residentes Inscrições, gratuitas, das 8h às 12h do dia 6 de julho e das 8h às 20h do dia 9, com a entrega da documentação listada no edital de seleção em envelope lacrado, identificado com nome e núcleo em que o(a) candidato(a) está pleiteando concorrência, no Protocolo Geral da Instituição, localizado no térreo do prédio da Reitoria, campus Marco Zero do Equador (Rod.

Juscelino Kubitschek, km 2, bairro Jardim Marco Zero, Macapá-AP).

210 vagas mais cadastro reserva.

Público-alvo: alunos dos cursos de Pedagogia (campus Marco Zero), Letras (campus Marco Zero), Geografia (campus Marco Zero), Matemática (campus Marco Zero), Química (campus Santana), Artes Visuais (campus Marco Zero) e Teatro (campus Marco Zero).

Edital de seleção no site da Unifap.

Informações: ronedia@unifap.

br.