Programa de Pós-graduação em Educação seleciona bolsista de pós-doutorado

Inscrições ocorrem no período de 15 a 21 de agosto, exclusivamente via e-mail. Bolsa tem valor mensal de R$ 5,2 mil.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá (PPGEd/Unifap), publicou edital para seleção de bolsista de pós-doutorado em educação. Interessados devem cumprir requisitos indicados no edital de seleção e se inscrever por meio do e-mail ppged@unifap.br até dia 21 de agosto de 2023. A bolsa terá duração de 12 meses e o certame será realizado por comissão específica que seguirá cronograma com previsão de resultado ainda este ano.

Para se inscrever, os interessados deverão apresentar diploma de doutorado e escolher entre as três modalidades disponíveis no edital de seleção, sendo duas delas sem permissão de vínculo empregatício e uma com permissão de vínculo, desde que o candidato se mantenha afastado da instituição de origem e não tenha vínculo empregatício com a Unifap. Além da análise curricular, os candidatos passarão por entrevistas.

O(a) candidato(a) deverá, ainda, apresentar plano de trabalho e poderá escolher entre dois eixos de pesquisa: “Currículo e formação de professores”, sob a supervisão da Profa. Dra. Arthane Menezes Figueirêdo, e “Políticas de valorização docente”, supervisionado pela Profa. Dra. Ilma de Andrade Barleta.

As orientações e toda a documentação necessária para inscrição no processo seletivo podem ser consultadas no edital, disponível no link https://www2.unifap.br/ppged/files/2023/08/Edital-n.-02_2023-POS-DOC.pdf.

Com o objetivo de fortalecer as atividades de pesquisa e realizar estudos de alto nível no PPGEd, o edital recebe financiamento do Programa Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP).

A coordenadora do PPGED/Unifap, Profa. Dra. Ilma Barleta, afirma que a Universidade está em franca expansão, tanto nos cursos de graduação quanto nos cursos de pós-graduação, e tem buscado fomento junto à Capes para fortalecer seus programas de pós-graduação.

“Nós termos sido contemplados nesse projeto foi fundamental para que a gente pudesse garantir bolsas de mestrado e agora de pós-doutorado e, assim, fortalecer o desenvolvimento das pesquisas, das produções e o impacto social que os resultados dessas pesquisas possuem no estado, na Universidade e na região Norte”, afirma a Profa. Dra. Ilma Barleta.

Segundo a coordenadora do PPGEd, a desigualdade estrutural da sociedade, tanto social quanto educacional, fica evidenciada nos programas de pós-graduação. Ela aponta que a região Norte tem o menor número de programas de pós-graduação comparado ao Sul e Sudeste do país, o que leva à necessidade de fortalecimento da formação e inserção de doutores na região Norte.

“A gente poder oportunizar, sobretudo com uma bolsa de estudo, para que o doutor ou a doutora tenha continuidade de estudo na sua própria região, no seu próprio estado, é sempre muito favorável para nós”, pontua.

Serviço:
Seleção de bolsista de pós-doutorado em educação
Inscrições: 15 a 21/08/2023, exclusivamente via e-mail ppged@unifap.br
Mais informações: acesse o edital de seleção, disponível no link https://www2.unifap.br/ppged/files/2023/08/Edital-n.-02_2023-POS-DOC.pdf.

Texto: Rafaela Cristina (Estagiária Assesp/Unifap)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/