Professores e técnicos administrativos tomam posse na Unifap.

Mais 23 concursados tomaram posse como professores e técnicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na manhã desta quinta-feira, 06 de março.

A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Superior Universitário (Consu).

Entre os 20 professores recém-admitidos, nove foram convocados para exercerem suas atividades no campus Marco Zero, em Macapá, e 11 seguem para compor os colegiados dos cursos do campus Binacional de Oiapoque.

Os três técnicos serão distribuídos entre os campi Santana, Oiapoque e Macapá.

Atualmente a Universidade conta com 480 professores e 289 técnicos em seu quadro efetivo.

Os servidores foram orientados quanto aos direitos e deveres na instituição no ato da posse.

O vice-reitor, Antônio Sérgio Monteiro Filocreão, ressaltou a responsabilidade social inerente ao servidor público diante da sociedade.

“A carga tributária brasileira penaliza os mais pobres.

Eles pagam nossos salários e mantêm a máquina pública.

Por isso, é de extrema importância que o nosso trabalho, de fato, resulte em melhorias sociais”, afirmou.

O reitor Tavares lembrou que há tempos atrás alguns cursos da Universidade contavam com três, cinco, sete professores em seus colegiados.

Isso, segundo o reitor, ocorria também devido a conjuntura política da época.

O trabalho administrativo era comprometido por conta do escasso número de funcionários nos departamentos.

“Infelizmente a criação de cargos no serviço público não depende das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Nós trabalhamos muito dentro do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para conseguir vagas para a nossa Unifap”, informou Tavares.

Os novos professores e técnicos também foram alertados quanto a captação de recursos financeiros por meio de editais publicados pelo Ministério da Educação.

Todos os anos o MEC lança diversos avisos de qualificação, pesquisa e extensão que são remunerados de acordo com projetos apresentados pelos professores das Universidades Federais.

“Essa é uma forma de trazer dividendos e promover os nossos projetos de pesquisa e extensão individuais e coletivos”, assegurou o reitor.

O número de funcionários da Unifap será elevado assim que os aprovados no último concurso para técnicos forem chamados.

Além desses, também foram lançados editais para a contratação de 66 professores efetivos e 28 vagas para o cargo de professor substituto.

As inscrições para substituto tiveram início no último dia 07 e prosseguem até 24 de março.

O período de inscrições para os que desejarem concorrer para o quadro fixo será de 11 de março a 09 de abril de 2014.

Os aprovados serão distribuídos entre os campi Marco Zero, Santana, Mazagão e Oiapoque.

Os editais podem ser acessados no sitewww.unifap.br/depsec