Profa. Dra. Verônica Xavier Luna se aposenta após 27 anos de dedicação à Unifap

Profa. Dra. Verônica Xavier Luna se aposenta após 27 anos de dedicação à Unifap

Compartilhe:

 

 

Docente do curso de História criou centros de preservação da memória e da história da Universidade e do estado do Amapá.

Após 27 anos se dedicando ao tripé ensino-pesquisa-extensão, investindo em ações de valorização ao patrimônio arqueológico e documental no intuito de salvá-los como poder histórico, identitário e cultural do estado do Amapá, a docente do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Verônica Xavier Luna, se aposentou no dia 10 de outubro. Em seus anos dedicados à docência, lutou por melhores condições acadêmicas para os discentes pesquisarem, bem como deu visibilidade para a Universidade como instituição de desenvolvimento científico. Atuou na criação do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (Cepap) e o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo da Unifap (Cemedharq/Unifap).

Natural de Guarabira (PB), a Profa. Dra. Verônica Xavier Luna radicou-se em Macapá desde 1995. Ela é licenciada em História (1985) pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), especialista em História Contemporânea e Econômica do Norte e Nordeste (1992), mestre em História do Brasil (1999) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutora em Sociologia (2017) pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Desde muito cedo, Verônica Xavier Luna dedicou-se ao magistério. Aos 16 anos já atuava no ensino primário, sempre atenta à formação do indivíduo e sua inserção ao mercado de trabalho, razão pela qual atuou profissionalmente nas instituições por onde passou, visando a melhoria das condições de formação do ensino como princípio formador dos homens em sociedade.

No Amapá, como professora da Unifap, criou o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (Cepap); e o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo (Cemedharq/Unifap). Atualmente, atuou em prol do salvamento dos acervos documentais do estado do Amapá, com intuito de garantir a preservação e guarda da memória e identidade histórica local.

Em 21 de setembro deste ano, lançou, pelo Cemedharq/Unifap e pela Editora da Unifap, e em parceria com a Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes e Bruno Markus dos Santos de Sá, o livro “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”, que traz a história da instituição, criada em 1943, para executar serviços de segurança pública no ex-Território Federal do Amapá até o ano de 1975, quando surgiu a Polícia Militar do Amapá.

 

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu