Pró-reitorias planejam ações e metas para os próximos três anos

Definir as diretrizes, objetivos e ações para até 2019, a partir da análise da situação atual e refletindo sobre onde se quer chegar e o que alcançar em três anos.

Esse foi o principal objetivo de cada uma das sete pró-reitorias da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ao realizar seu Planejamento Estratégico 2016-2019, realizado nos últimos três meses sob a orientação dos docentes do curso de Administração, Cláudio Márcio Mendonça e Sheyla Trícia.

De acordo com Cláudio Márcio e Sheyla, inicialmente cada pró-reitoria realizou um diagnóstico organizacional, avaliando os cenários interno e externo atuais a partir da ferramenta da área da administração conhecida como Análise SWOT.

A partir do diagnóstico, foram traçados objetivos setoriais, indicadores e metas e um Plano de Ação 2016-2019.

“Ao final de todo o processo, quatro produtos foram entregues por cada pró-reitoria: o diagnóstico organizacional; as diretrizes estratégicas, que são a missão, a visão e os valores da pró-reitoria; o Mapa Estratégico, utilizando a metodologia Balanced Scorecard, a mesma adotada na elaboração do PDI da Unifap; e o Plano de Ação”, elenca Cláudio Márcio Mendonça”.

Suellayne Cruz, técnica em assuntos educacionais da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), foi umas dos 250 servidores envolvidos em todo esse processo.

Segundo a servidora, a elaboração do Planejamento Estratégico serviu para compreender melhor a importância do trabalho da Prograd e a contribuição de cada servidor da unidade administrativa.

“Por mais que às vezes a gente esteja executando uma tarefa que não parece ter relação direta com o ensino, acaba tendo porque a nossa missão é promover o ensino de graduação.

Isso ajuda a gente a saber o porquê daquela pró-reitoria e para quê ela está ali”, avalia.

PDI Raimundo Barbosa, diretor de Planejamento da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), ressalta que os planejamentos estratégicos das pró-reitorias contribuem para a organização geral da Universidade.

“Cada pró-reitoria está conduzindo e conectando as suas ações, metas e objetivos para a concretização do objetivo institucional maior que é o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]”, afirma.

Sheyla Trícia segue o mesmo entendimento que Raimundo ao enfatizar que “uma vez que cada pró-reitoria se planeja, a Unifap atinge o planejamento dela”.