I Semana de Filosofia do campus Santana segue com o tema: Diálogos com a Filosofia no Meio do Mundo

TEXTO: DIVULGAÇÃOteve início no dia 4 e termina 08 de dezembro a I Semana de Filosofia do campus Santana-Unifap, com o tema “Diálogos com a Filosofia no Meio do Mundo”.

Tem como papel fundamental instrumentalizar seus (suas) alunos (as), professores (as) e a comunidade em geral a pensar de forma criativa, soluções tanto para os antigos como para os novos problemas emergentes desta sociedade em constante renovação.

No caso específico do Campus Universitário de Santana-UNIFAP, é um desafio necessário e urgente, criar, um espaço para o coroamento, a partilha e o contato com reflexões, ações bem-sucedidas, novas ideias e a oportunidade de assumir metas e propósitos em comum.

Nessa perspectiva, conscientes, “I Semana de Filosofia do campus Santana-Unifap”, será um espaço privilegiado de exercitar o pensamento filosófico, de forma original e contemporânea, destinado à qualificação onde o conhecimento teórico-prático se faz presente.

O evento ajudará cientificamente ao buscar difundir e socializar os estudos realizados pelos docentes pesquisadores do Curso de Filosofia da UNIFAP e áreas afins, bem como envolver os alunos da graduação, especialmente do curso de Filosofia, em uma atividade conjunta no intuito de incitar a reflexão e prática filosófica; Servir como espaço de interação das atividades acadêmicas nos diferentes níveis universitários (graduação e pós-graduação), bem como suporte ao ensino, pesquisa e extensão.

Criação de condições materiais que estimulem os professores para o trabalho de produção de materiais didáticos e a proposição de projetos relevantes Com isso buscaremos estabelecer grupos de pesquisa coeso em torno de uma proposta de pesquisa institucional de filosofia; e Consolidar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia, em sua dimensão da pesquisa e extensão pela efetivação dos seus eixos articuladores em consonância com o PDI da UNIFAP, produzindo impacto de ordem tanto teórica, no sentido de uma ampliação das possibilidades conceituais de análise, e da transferência da pesquisa pelo professor-pesquisador para o discente em sala de aula e para a comunidade, através da Extensão Universitária.

A mesa de Abertura contou com a presença das seguintes autoridades da UNIFAP: 1.

Pró-Reitora de Ensino de Ensino de Graduação: Daize Wagner 2.

Pró-Reitor de extensão e ações comunitárias: o Senhor Adolfo Francesco de Oliveira Colares 3.

Diretor do Departamento de Extensão: Professor Irlon Maciel 4.

Professora de Filosofia da UNIFAP e atualmente na condição de Coordenadora do Campus Universitário de Santana: Rauliette Diana Lima e Silva Além das presenças do Coordenador do Curso de Filosofia: Professor Paulo Roberto Moraes de Mendonça e do Vice Coordenador de Pedagogia Christiano Ricardo e dos Professores do Colegiado de Filosofia A fala de abertura da semana de filosofia, foi feita pela professora e coordenadora do evento Rauliette Diana lima e silva.

A palestra de abertura da semana de filosofia, com o tema: diálogos com a filosofia foi realizada pelo professor mestre césar augusto Mathias de Alencar E noite teve a primeira mesa redonda com o Tema: “Diálogos com as Filosofias Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea”.

Com os seguintes debatedores, os professores Afrânio Patrocínio de Andrade, Paulo Roberto Moraes de Mendonça, César Augusto Mathias de Alencar como Mediadora a professora Rauliette Diana Lima e Silva.

A programação encerra dia 08∕12 com o II Café Filosófico que além do debate terá apresentação teatral de “Seu Portuga e a LIngua Portuguesa”, apresentação de Talentos(discentes do Campus) e Voz e Violão.

APOIO: REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, PROEAC: PRO REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS, DEX: DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO, DEAD: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, RADIO UNIVERSITÁRIA, DESIGNER GRÁFICOS: JESSICA VIANA E HIGOR FERNANDES