Polos EAD recebem evento sobre desafios da educação a distância na Amazônia

Polos EAD recebem evento sobre desafios da educação a distância na Amazônia

Compartilhe:

 

 

Encontro itinerante de educação a distância teve sua abertura no dia 4 de agosto, no campus Marco Zero, em Macapá (AP), com a realização de palestras, oficinas e mesa redonda.

O Departamento de Educação a Distância, da Universidade Federal do Amapá (Dead/Unifap), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está organizando o I Encontro Itinerante da Educação a Distância do Amapá, que iniciou no dia 4 de agosto e segue para os polos da Unifap em três municípios do estado: Pedra Branca (dia 26/08), Vitória do Jari (dia 16/09) e Oiapoque (dia 11/11), quando encerra sua primeira edição. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o último dia de evento no site https://www.even3.com.br/i-encontro-itinerante-da-educacao-a-distancia-do-amapa-2023-357488/.

O evento científico, que tem como objetivo discutir os avanços da educação à distância no estado do Amapá, é aberto a toda comunidade acadêmica, tanto dos cursos EAD quanto do ensino presencial. A programação de cada encontro ocorre durante um dia, no qual os participantes têm acesso às oficinas, mesas-redondas e palestras com especialistas em educação a distância da Unifap e de outros estados da Amazônia.

O coordenador do evento, Prof. Dr. Leandro Souza, explica que o Encontro Itinerante vai discutir as perspectivas, desafios e vivências da educação à distância na Amazônia no período de pandemia e pós-pandemia.

“Um dos principais temas que vai ser abordado é a questão da acessibilidade da informação. Como a gente está na região Norte, uma região meio isolada, temos muita dificuldade com a internet, que é hoje o principal meio de comunicação do aluno com o conteúdo que ele vai trabalhar”, declara o Prof. Dr. Leandro Souza.

Ele afirma que o encontro itinerante é apenas o primeiro evento do Dead/Unifap, pois o departamento pretende fazer uma mostra científica para abordar a pesquisa científica na educação à distância no Amapá ainda em 2023. Ele ressalta a importância da adesão da comunidade acadêmica a esses eventos.

“O aluno quando entra na universidade não é somente para a parte de ensino, ele também precisa participar de pesquisa, de extensão e de eventos científicos como esse, que vai ser enriquecedor para a carreira acadêmica dele”, observa o Prof. Dr. Leandro Souza.

Segundo o coordenador, o Dead/Unifap conta com aproximadamente mil alunos matriculados nos seis cursos de graduação e duas especializações da Universidade. Ele conta que a educação a distância na Unifap já existe há mais de 10 anos e agora passa por uma fase de implementação de novas metodologias, com visitas a outras universidades para estudar modelos de EAD a fim de identificar métodos que possam ajudar a educação a distância da região amazônica a evoluir.

A programação de cada encontro está disponível no site do evento. Ao final, os participantes receberão certificados.

Serviço:
I Encontro Itinerante de Educação à Distância
Inscrição: https://www.even3.com.br/i-encontro-itinerante-da-educacao-a-distancia-do-amapa-2023-357488/
Datas: 26/08 (Pedra Branca) – 16/09 (Vitória do Jari) – 11/11 (Oiapoque)
Horário: 8h às 18h horas (horário de Brasília)
Local: Polos da Unifap

 

Texto: Rafaela Cristina (Estagiária Assesp/Unifap)

 

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu