Política de Comunicação é apresentada para coordenadores, diretores e pró-reitores

Na tarde desta quarta-feira, 1, o professor Wilson Bueno apresentou aos coordenadores, diretores e pró-reitores da Unifap (Universidade Federal do Amapá) o processo de construção da Política de Comunicação (PC) da instituição, iniciado em junho de 2016.

Durante aproximadamente duas horas, o consultor explicou, ponto a ponto, as características da política e as particularidades presentes em cada um dos 18 capítulos do documento.

Por meio de exemplos, o professor mostrou os benefícios que a elaboração de diretrizes e normas que abarquem a complexidade da instituição pode trazer a curto, longo e médio prazo no relacionamento com seus diversos públicos internos e externos.

Bueno ainda trouxe a perspectiva da política de comunicação como um dos elementos de mudança da cultura organizacional.

“A comunicação deve ser encarada para além dos processos rotineiros e mecanicistas que não levam em consideração o seu caráter estratégico”, apontou o professor.

O trabalho continua com o processo de internalização das diretrizes em 40 ações previstas no documento.

A reitora em exercício, Adelma Barros-Mendes, ressaltou a importância da implantação da política e os documentos secundários que irão surgir a partir do principal.

“A Política de Comunicação vai auxiliar com diretrizes para a gestão atual e futura”, ressaltou.

A Unifap é pioneira entre as universidades federais do norte a implantar a PC.

O professor Wilson Bueno ainda fará outra apresentação para a comunidade acadêmica na manhã desta quinta-feira, 2, no hall do Centro de Pesquisa.