Unifap e Polícia Militar celebram acordo de cooperação técnica

A Universidade  Federal do Amapá (Unifap) e a Polícia Militar do Amapá (PM/AP) celebraram acordo de cooperação técnica, nesta terça-feira, 23, visando a capacitação de pessoal em nível pós-graduação e extensão universitária, além de ações e práticas educativas conjuntas nas áreas de segurança, meio ambiente, esportes e trânsito entre outros. O documento foi assinado pelo reitor da Unifap professor Júlio Sá e pelo comandante geral da Polícia Militar Cel. Paulo Matias.

A ideia da cooperação partiu do comandante da PM/AP, que busca junto a Unifap a oferta de cursos de pós-graduação na área de segurança pública para oficiais da corporação e o apoio técnico para a construção do planejamento estratégico da instituição. Em contrapartida, a Polícia Militar vai auxiliar a Unifap na elaboração de um plano de segurança para a comunidade, além de contribuir nos projetos sociais e atividades culturais e esportivas realizados na universidade.

Entre as primeiras atividades previstas, estão cursos de extensão que voltados para defesa pessoal e aulas de artes marciais ministradas por instrutores da Polícia Militar e ofertados para as comunidade interna e externa, além do início dos estudos de viabilidade para oferta de cursos de pós-graduação, solicitados pelo Cel. Paulo Matias.

Com duração de cinco anos, o acordo não prevê repasses financeiros e entre outras atribuições, estabelece que as instituições parceiras também podem disponibilizar estruturas e espaços pedagógicos e esportivos, laboratórios, material, pessoal técnico e meios necessários, em comum acordo, para implementação de ações e atividades, que serão definidas em projetos e planos de trabalho.

A assinatura do convênio também contou com a participação de oficiais da Polícia Militar, do professor João Batista de Oliveira, pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) e do jornalista Silvio Sousa, pró-reitor da Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri).