Pista de atletismo e campo de futebol da Unifap são inaugurados

Compartilhe:

O estado do Amapá conta com dois novos espaços para a prática esportiva.

A pista de atletismo ̶ com dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo ̶ e o campo de futebol da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram inaugurados na última sexta-feira, 26, em cerimônia ocorrida no campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Durante o seu discurso, a reitora da Unifap, Eliane Superti, ressaltou que a pista de atletismo será utilizada para atividades acadêmicas dos cursos de graduação da Instituição, em especial o de Educação Física, mas que, para além do ensino, os espaços esportivos são fundamentais para a prática da pesquisa e da extensão.

“É preciso vincular o uso do equipamento também para a Federação de Atletismo e para todos os desportistas do estado.

Isso quer dizer que a pista é um equipamento da Unifap, mas a Universidade não pode se fechar em si, pelo contrário, os nossos muros ainda existem e são altos, mas não são de concreto, precisamos baixar esse muro e fazer com que a comunidade assuma a Unifap como sua: essa é a única forma de garantirmos que sempre sejamos vistos pela sociedade e pelo estado como algo fundamental, como espaço que de fato garante o exercício da democracia e da cidadania.

Fazer com que a comunidade tome esse espaço como seu é garantir a existência da universidade e o caminho para isso é, com certeza, a extensão.

A Universidade tem múltiplos papéis e a formação é um deles, temos a pesquisa e a extensão, e ambos precisam estar bem abertos para as necessidades da sociedade”, alertou Eliane Superti.

A reitora informou aos presentes que, com a inauguração da pista de atletismo, a Unifap integra agora a Rede Nacional de Treinamentos (RNT), do Ministério do Esporte.

“A Universidade está agora cadastrada junto ao Ministério do Esporte e, fazendo parte desta rede nacional, já pode receber treinos e competições nacionais e internacionais e inserirmos, com isso, o nosso estado nessa rede que leva o nome do Amapá para todo o Brasil e também internacionalmente”, frisou.

A prefeita do campus Marco Zero, Jennefer Lavor, enfatizou o trabalho em equipe, de vários setores e profissionais da Unifap, que foi empregado para que a obra fosse realizada.

“A pista foi um desafio especial porque envolveu múltiplos conhecimentos: além do setor técnico de engenharia, que tinha que se profissionalizar nesse tipo de obra, tínhamos que ter o conhecimento de quem entende do esporte, então veio a integração com os professores do colegiado de Educação Física, excelentes doutores e profissionais que nos davam subsídios; trouxemos um engenheiro agrônomo de Mazagão que entendia de grama para pensar o gramado.

.

.

(.

.

.

) Muito obrigada à toda a equipe de gestão, isso é uma forma de demonstrar o quanto a nossa equipe da Universidade, hoje, amadureceu, somos competentes sim em assumir grandes desafios como este que estamos inaugurando hoje”, afirmou.

Representando o governador do Amapá, Waldez Góes, o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Júnior Maciel, relembrou em seu discurso a parceria entre a Unifap e o Governo do Estado do Amapá.

“A parceria com o Governo do Estado só fica maior.

O [estádio] Zerão já desenvolve esse trabalho que a Universidade quer fazer, mas estamos até sobrecarregados por ser o único centro.

Quando vejo um centro com o mesmo padrão, fico feliz, então nós dois juntos, Governo do Estado e Unifap, só temos a crescer e a comunidade só tem a ganhar.

Dizer a toda a equipe da Unifap que estão de parabéns pela ideia, pela batalha e pela conquista, e quem ganha é a comunidade e o estado do Amapá”, declarou.

O deputado federal André Abdon (PP) disse se sentir gratificado por ter empenhado esforços junto a políticos em Brasília para a liberação de recursos para a construção dos espaços esportivos e revelou que o Ministério do Esporte já garantiu recursos para a compra de equipamentos.

“No final do ano passado, a Superti esteve em Brasília e o secretário de esporte para educação, do Ministério do Esporte, se comprometeu em dar outro presente: o equipamento que falta para o complexo que está sendo inaugurado hoje.

Então é algo prometido e vamos em busca da promessa”, disse.

O professor do curso de Educação Física da Unifap, Dilson Belfor, que na cerimônia de inauguração estava representando a Federação Amapaense de Atletismo (FAAp) e será o responsável pela gestão do novo complexo desportivo, agradeceu a parceria firmada entre a Universidade e a Federação para a construção da obra e a futura utilização conjunta dos espaços pelos atletas e pela comunidade acadêmica.

“Dessa forma, a gente proporciona aos atletas dos clubes filiados à FAAp mais um espaço de prática esportiva e também um espaço pedagógico do qual os nossos acadêmicos terão acesso, fomentando, assim, não somente a prática do ensino, mas, dentro da Instituição, a pesquisa e a extensão, só temos a ganhar e crescer.

(.

.

.

) Isso aqui é um momento único, a gente tem hoje no estado duas pistas oficiais que são para a comunidade.

Eu conto com os atletas, com os treinadores, para que a gente possa, em conjunto, fazer um trabalho em prol do atletismo amapaense e em prol da Universidade”.

É o que também espera o atleta João dos Santos, que há 35 anos se dedica ao atletismo no estado e aprovou a nova pista.

“É mais um espaço que a gente vai ter.

Temos o [estádio] Zerão de segunda a sexta, mas aqui na Unifap poderemos treinar três vezes na semana até oito horas da noite, isso já facilita para quem trabalha o dia inteiro.

Com mais uma pista oficial, vamos formar mais atletas”, acredita.

A mesa simbólica da cerimônia de inauguração contou ainda com a participação da pró-reitora de Administração, Wilma Gomes Monteiro; do pró-reitor de Planejamento, Allan Jasper; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aretha Silva; do pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, Adolfo Colares; do diretor de Pós-graduação, Emerson Castilho; do vice-diretor do Departamento de Educação, José Alex Cantuária Queiroz; da coordenadora do curso de Educação Física, Letícia Ferreira; e do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes.

Após a cerimônia, todos os presentes puderam conhecer a pista de atletismo e o campo de futebol foi estreado com uma partida entre times formados por professores e técnicos administrativos da Unifap.

* Fotos: Rafael Aleixo e AER/Unifap


Compartilhe:
Fechar Menu