Resolução define normas para TCC e Estágio Supervisionado durante ensino remoto

São beneficiados os alunos que se encontram em condições de cumprimento das atividades as quais se referem o documento.

A Presidência do Conselho Superior (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) estabeleceu, por meio da Resolução nº 19 de 9 de novembro 2020,  normas complementares à Resolução 14/2020. O novo documento orienta os cursos de graduação para retomada das atividades, em ambientes virtuais, de elaboração de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e estágio supervisionado enquanto vigorar a suspensão do calendário acadêmico.

A medida considerou, entre outras justificativas, a especificidade didático-pedagógica que reveste os componentes curriculares dos TCCs  e Atividades Complementares (AC), aliada a possibilidade de execução durante a pandemia, complementar e em modo online. Também considerou o apelo social por profissionais formados na área de saúde para atuarem no enfrentamento em saúde pública de importância internacional, decorrente da doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus.

Orientação e defesa de TCC

O texto define que cabe ao docente e o respectivo acadêmico orientando a escolha de qual ambiente virtual e meio digital será usado para a efetivação das atividades de orientação para elaborar o projeto de TCC, e a orientação do TCC . Quando se tratar de atividades de banca de qualificação e de apresentação do trabalho, deve-se adotar a videoconferência. O orientador deverá solicitar, via formulário as suas respectivas coordenações de curso, os exames de qualificação ou apresentações de TCC´s.

O documento ainda explica que, excepcionalmente, fica permitido o uso físico dos laboratórios ao acadêmico que necessite desenvolver ensaios científicos como atividades vinculadas ao TCC, desde que com a anuência do orientador e da coordenação do laboratório.

Estágio Supervisionado

O docente deverá avaliar e indicar o melhor ambiente virtual e meio digital utilizado para o cumprimento da atividade. As coordenações de cursos deverão dar ampla publicidade, preferencialmente por meio do site da Universidade, à agenda de eventos que venham a promover.

Os cursos de graduação serão os responsáveis pelo planejamento das atividades que serão desenvolvidas remotamente. Esses planos deverão ser submetidos ao colegiado do curso e ao diretor do campus ou departamento correspondente. Excepcionalmente para os cursos onde não exista a possibilidade da aplicação do Estágio Supervisionado (ES) de modo online, em função na natureza profissional, os colegiados deverão analisar e sugerir medidas para reativação do ES presencial.

Todas as regras estão disponíveis na Resolução nº 19 de 9 de novembro.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.