PET Indígena encerra divulgação de relatos sobre a COVID-19 nas aldeias
Projeto 'COVID-19 entre os povos indígenas do Amapá e norte do Pará’'

PET Indígena encerra divulgação de relatos sobre a COVID-19 nas aldeias

Compartilhe:

 

Foram 100 relatos compartilhados em 3 meses pelo projeto. 

O Programa de Educação Tutorial  Conexões de Saberes – Língua, Cultura, Identidade e Educação Indígena” da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) finalizou o projeto ‘COVID-19 entre os povos indígenas do Amapá e norte do Pará’. Durante 3 meses o grupo PET divulgou relatos dos integrantes do grupo, de indígenas  e colaboradores do projeto, sobre como a pandemia tem afetado a vida dos indígenas.

Os depoimentos descrevem a realidade dos povos indígenas que com o surgimento da pandemia e dos primeiros casos confirmados da COVID-19 nas aldeias intensificaram as dificuldades enfrentadas pelas famílias da região. A falta de condições adequadas para prevenir o contágio e receber atendimento foram os principais problemas relatados.

“Visibilizar os casos da Covid-19 entre os povos indígenas foi a nossa motivação para começar esse projeto. Foram 100 relatos, 100 histórias contadas, diariamente, em mais de três meses de divulgação. Relatos com nome, aldeia, povo e identidade, porque é preciso mostrar, acima de tudo, que somos pessoas, somos gente, não somos números!”, enfatiza a coordenação geral do projeto.

Considerações dos bolsistas do grupo PET – Indígena. ARTE/Reprodução: PET – Indígena.

O projeto iniciou no final de maio e finalizou com a divulgação do último depoimento e agradecimentos pelas contribuições na iniciativa, no dia 29 de agosto. As divulgações encerraram, mas a ideia agora é reunir os depoimentos em um único documento para ser uma importante fonte sobre a COVID-19 no Amapá.

 Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu