Paratleta Wanna Brito quebra recorde mundial de arremesso de peso classe F32

A acadêmica de Educação Física da Unifap atingiu a marca de 7,85m, dois centímetros acima do recorde anterior.

Não há limites para o talento e mérito esportivo de Wanna Brito. A acadêmica de Educação Física, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), quebrou, no dia 16 de março, o recorde mundial do arremesso de peso classe F32 durante a primeira fase nacional do Circuito de Atletismo, em São Paulo (SP). A paratleta atingiu a marca de 7,85m, dois centímetros acima do recorde anterior pertencente à russa Evgueniia Galaktionova.

“Tem sido muito gratificante nosso trabalho dando resultado, nosso trabalho levando aqui ao topo do mundo. É uma experiência emocionante para mim, para minha família e todos a minha volta que estão comigo neste trabalho incrível”, comemora Wanna Brito.
A classe F32 do arremesso de peso tem atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento. Wanna participa da modalidade por ter paralisia cerebral.

Wanna conta que o interesse pelo atletismo surgiu no final de 2019, após ter começado, inicialmente, na natação.
“Ali [na natação] eu não estava evoluindo. Aí a minha professora me apresentou pro Marlon [Gomes, atual técnico de Wanna] no final de 2019 e quando foi em 2020 comecei a participar das primeiras competições. Comecei a me dedicar no atletismo, a dar minha vida, aí dois anos depois comecei a evoluir e me destacar no cenário nacional”, relata a paratleta.

Histórico de campeã
De 2020 para cá, Wanna Brito acumulou conquistas. As primeiras medalhas vieram no Grand Prix Marrakesh de Atletismo – WPA International Para Athletics Meeting, realizado no Marrocos em março de 2023. A paratleta ganhou medalha de ouro no arremesso de peso da classe F32, para atletas com paralisia cerebral, e prata no lançamento de club. Wanna também quebrou dois recordes das Américas na competição: no arremesso de peso atingiu a marca de 6,83m e no lançamento de club alcançou a marca de 21,14m.

Em julho, veio a medalha de prata no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, no arremesso de peso na classe F32. E em novembro do ano passado a paratleta conquistou o primeiro lugar no arremesso de peso F32 nos Jogos Parapan-Americanos 2023, em Santiago, capital do Chile. Na competição, ela também quebrou o próprio recorde das américas, com a marca de 7,36 metros.

E novamente Wanna Brito quebrou seu próprio recorde no arremesso de peso, dessa vez no Primeiro Desafio CPB/CBAT, competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em fevereiro deste ano, em São Paulo (SP), atingindo a marca de 7,66m. Ela também ultrapassou sua última marca no lançamento de club, passando de 25,73m para 25,83m.

Apenas alguns dias depois Wanna quebra novo recorde no início de março: a de maior distância do continente no lançamento de club, com 26,38m, durante o Segundo Desafio CPB/CBAT. E no mesmo mês, dia 16, Wanna quebra o recorde mundial do arremesso de peso classe F32 durante a primeira fase nacional do Circuito de Atletismo, em São Paulo (SP).

Esporte Unifap
Wanna Brito é apoiada pelo Esporte Unifap, projeto que busca desenvolver a prática de atividades esportivas de rendimento (olímpicas e paralímpicas) no contexto universitário a acadêmicos e a promoção dessas práticas a estudantes da educação básica do Amapá.

“A Universidade tem apoiado tanto no sentido financeiro, com bolsa atleta e auxílio viagem para aluno que vai representar a Instituição em evento nacional, como também no apoio estrutural, na questão do campus, apoio nutricional e psicológico”, explica o coordenador do projeto, Crecencio Neto.

Outra frente de atuação do Esporte Unifap é buscar estudantes do ensino básico que praticam modalidades esportivas, em especial adolescentes que querem dar continuidade à base esportiva construída na fase escolar ao adentrarem o espaço universitário.

CRPB
A Unifap possui uma parceria com o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os CRPBs têm como objetivo aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Marlon Gomes é um dos coordenadores do CRPB em Macapá e destaca que o Centro atende quatro modalidades esportivas: atletismo, natação, badminton e tiro com arco. O CRPB está trazendo mais duas modalidades, a bocha e o halterofilismo.

“A Unifap trouxe o Centro para cá, o Prof. Dilson [Belfort, docente de Educação Física] trouxe para cá, nós estamos na coordenação (…) Hoje, capacitamos outros professores, o Centro é uma referência no estado do Amapá e aqui na Unifap ele está dando muito certo, tanto a Wanna como outros atletas estão se destacando em nível nacional: este ano, teremos atletas entre os três melhores do Brasil; a Wanna é a primeira do mundo”, comemora Gomes.

A próxima competição de Wanna Brito será o Open Internacional Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo 2024, que ocorrerá de 18 a 20 de abril no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

*Com informações do CPB e G1.

___________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/