Nota do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá/Unifap perante contexto nacional

A Universidade Federal do Amapá, por intermédio de seu Conselho Universitário, externa sua profunda preocupação frente ao ponto culminante da grave crise política, ética e econômica a que o Brasil tem vivenciado ao longo dos últimos anos.

Esta crise representa, seguramente, um dos maiores desafios da história republicana, e se revela de forma cruel para a população mais vulnerável, entre esta, os atuais 14 milhões de desempregados.

A Unifap, igualmente a todas as Universidades Federais, se vê fragilizada diante da possibilidade real de não ser capaz de cumprir sua missão institucional, dada à restrição orçamentária e crise de governabilidade, que geram clima de incerteza e insegurança.

Neste cenário dramático, o Conselho Superior da Unifap manifesta-se publicamente para exigir, em nome de sua comunidade, uma rigorosa e rápida apuração de todas as denúncias, independentemente de nomes, cargos ou vinculação a qualquer nível da estrutura do Estado, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.

Peticiona, ainda, que grupos econômicos e corporativos envolvidos nos esquemas de corrupção sejam responsabilizados nos limites da lei, sem exceção.

Posiciona-se também, e de maneira intransigente, na defesa do Estado de Direito Democrático e reafirma sua crença na Responsabilidade Pública, capaz de garantir o exercício da Cidadania, e na certeza que as disputas entre as forças políticas e econômicas, presentes na sociedade brasileira, aconteçam dentro das regras basilares da democracia e da justiça.

Eliane Superti e Adelma BarrosPresidente e Vice – Presidente do CONSU.