No Amapá, ocorre a 18ª SNCT

O evento começou com cerimônia de abertura no último dia 4, segunda-feira, e encerra dia 13 com cerimônia de premiação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) já se tornou o momento mais aguardado pelos cientistas e estudiosos de todo o país, por ser a vitrine para a exposição de novos estudos e descobertas desenvolvidas nas instituições de pesquisa. e principalmente pelas Universidades brasileiras. Todos os anos o Brasil tem oportunidade de conhecer os resultados da produção científica do ano. Nesta 18ª edição da SNCT, a palestra de abertura proferida pelo pesquisador da EMBRAPA, Dr. Nagib Melém, abordou o fruto mais popular da Amazônia, base da alimentação na região, intitulada “Açaí com ciência: produtivo e seguro”.

“Mostramos a trajetória do açaí, que era uma comida indígena e veio sofrendo uma espécie de urbanização. Hoje, o nosso açaí é exportado para o Brasil e o mundo. Mas todo esse processo precisou da ciência e da tecnologia, que trouxe novas variedades, novos sistemas de produção, melhorando a qualidade e trazendo segurança aos consumidores”, explicou o pesquisador da EMBRAPA.

Organizada no estado do Amapá pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (SETEC) em parceria com as Universidades e Institutos de ciência e tecnologia, nesta edição o evento ocorre entre os dias 04 e 13 de outubro, encerrando com a cerimônia de entrega do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação LÁUREA “ROBERTO NOBRE”. A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP, Profa. Dra. Amanda Fecury, afirma que “difundir ciência em todas as áreas (humanas, sociais, biológicas, agrárias, saúde, educação) é de suma importância. Mostrar para a sociedade o que está sendo pensado e produzido dentro das instituições de pesquisa, como as soluções em inovação, as análises humanas e sociais e os avanços na saúde tem se dado. Em meio à crise sanitária que há pouco assolou o mundo, a ciência comprovou sua fundamental importância para toda a sociedade”.

Para o titular da SETEC, Prof. Dr. Rafael Pontes, “a SNCT é um evento que busca fazer a difusão do saber científico e tecnológico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa, entregando à sociedade produtos, serviços e conhecimento produzido pelo setor científico amapaense”.

A programação conta com palestras, minicursos, oficinas, seminários e apresentações de trabalhos científicos. Podem participar alunos e professores de todas as modalidades de ensino, pesquisadores, técnicos e todos que queiram conhecer ou aprofundar conhecimento sobre o assunto. A carga horária total do evento é de 40 horas, além da certificação das atividades promovidas por cada uma das instituições participantes.

A programação pode ser acessada em: www.snct.ap.gov.br. A SNCT é promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

X Congresso Amapaense de Iniciação Científica (CONAIC)
Realizado dentro da programação da SNCT, em sua 10ª edição este ano, o CAIC é uma realização conjunta da UNIFAP, UEAP e IEPA, com o objetivo de apresentar os resultados dos projetos de pesquisa de alunos que participam dos programas de Iniciação Científica das instituições. O evento será sediado este ano pela UNIFAP e será todo em formato virtual, transmitido pela plataforma do YouTube no canal da Universidade. O Congresso irá premiar os melhores trabalhos científicos apresentados por alunos do Programa de Iniciação Científica Superior da UNIFAP (ciclo 2020-2021).

Premiações para os destaques da 18ª SNCT/AP e X CONAIC
1. No próximo dia 13 de outubro, acontecerá a cerimônia de encerramento da 18ª SNCT com a entrega do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação LÁUREA “ROBÉRIO NOBRE” aos vencedores. O evento ocorrerá às 10h30, no Palácio do Setentrião, com a presença de autoridades e dos premiados nas categorias e subcategorias da premiação. O resultado final já está publicado e pode ser conferido AQUI.

2. E nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP (PROPESPG), através de seu Departamento de Pesquisa (DPq), realizará a entrega do Prêmio Destaque na Iniciação Científica 2021 aos bolsistas vencedores, como marco do encerramento do X CONAIC. A premiação será transmitida ao vivo pelo canal da UNIFAP no Youtube. Serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, de acordo com cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Educação, Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais e Ciências Humanas. Aos alunos destaques de 2021 serão concedidas premiações no valor de R$ 1.000,00, R$ 600,00 e R$ 500,00. A cerimônia será transmitida ao vivo AQUI.