Mestrado em Desenvolvimento Regional lança publicação com produção científica do curso

Primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da Unifap, e-book traz o resumo das 200 dissertações já defendidas no curso.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PPGDAS), antigo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), comemora 16 anos de existência com o lançamento da publicação on-line “PPGMDR, egressos e dissertações 2008-2022: contribuições para o desenvolvimento da Amazônia”, disponível gratuitamente em https://www2.unifap.br/editora/files/2023/11/PPGMDR_Egressos-e-Dissertacoes-2008-2022.pdf.

O e-book foi lançado pela Editora da Unifap e traz o resumo das 200 dissertações defendidas no período 2008-2022 dentro do Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR), curso stricto sensu ofertado pelo PPGDAS. São pesquisas desenvolvidas pelos ex-alunos do programa de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, sempre em diálogo com as reflexões acerca do desenvolvimento do estado do Amapá e da região amazônica.

Criado em 2006, o PPGMDR foi o primeiro programa de pós-graduação da Unifap. A publicação traz o percurso histórico do PPGMDR, que se confunde com a história da pós-graduação dentro da Universidade, e ilustrações de um dos docentes e fundadores do mestrado, Prof. Dr. José Alberto Tostes.

“A ideia do e-book surgiu do colegiado do PPGDAS em comemoração aos 16 anos do Programa e trata-se de importantes contribuições para o debate sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Amapá. O e-book se destina a facilitar a consulta as dissertações e tem peso na avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] quanto a produção dos egressos do Programa”, explica o Prof. Dr. Marco Antônio Chagas, um dos organizadores da publicação.

Sobre o PPGDAS
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) foi criado em 2006, sendo o primeiro na área de ciências sociais aplicadas no Amapá. O Programa contribuiu para a expansão da pós-graduação no Estado, formando vários docentes que hoje estão à frente de outras pós-graduações, além de técnicos, pesquisadores e profissionais que protagonizam o debate sobre desenvolvimento da Amazônia e do Amapá.

Tem como linhas de pesquisa “Desenvolvimento e Planejamento Socioeconômico” e “Meio Ambiente e Planejamento”.

Saiba mais em https://www2.unifap.br/ppgdas/.

Serviço
E-book “PPGMDR, egressos e dissertações 2008-2022: contribuições para o desenvolvimento da Amazônia”
Lançamento da Editora da Unifap. Disponível gratuitamente em https://www2.unifap.br/editora/files/2023/11/PPGMDR_Egressos-e-Dissertacoes-2008-2022.pdf.

*Com informações do site do PPGDAS.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: