Mesa-redonda debate assédio sexual

Pesquisa divulgada em maio deste ano pela organização internacional de combate à pobreza ActionAid revelou que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades.

Em levantamento anterior, realizado no ano de 2015 pela ONG ÉNois Inteligência Jovem em parceria com os Institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, o resultado não foi muito diferente: 77% das mulheres foram vítimas de assédio sexual.

Os números são alarmantes e mostram que o assédio sexual está presente no cotidiano da maioria das mulheres, em praticamente todos os ambientes sociais frequentados por elas.

Para trazer o assunto para dentro dos muros da Universidade Federal do Amapá (Unifap), será realizada nesta quinta-feira, 15, às 14h30, a mesa-redonda”Vamos falar sobre assédio?”, no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp), localizado nocampusMarco Zero, em Macapá (AP).

Na programação, as palestrantes abordarão alguns aspectos sobre o tema, como o impacto psicológico nas vítimas; a configuração legal do assédio sexual; como denunciar um assédio sexual sofrido dentro da Universidade; e o papel da Ouvidoria da Instituição no combate a essa prática criminosa.

A professora do curso de Artes Visuais, Cristiana Nogueira Menezes Gomes, fará uma intervenção artística ao final do evento.

Uma campanha oficial de combate ao assédio sexual também será lançada neste dia.

Será distribuída cartilha sobre o tema e cartazes serão fixados por todo ocampus.

Haverá a emissão de certificados para os participantes (carga horária: 4h).

Programação15 de setembro (quinta-feira)14h30 – Abertura15h – Tema: “O impacto psicológico nas vítimas de assédio sexual” Cássia Conde (psicóloga)15h30 – Tema: “O assédio sexual e a Lei” Ms.

Camila Lippi (advogada e professora do curso de Relações Internacionais)16h – Tema: “Ouvidoria: combate ao assédio sexual na Unifap” Priscila Vaz (ouvidora)16h30 – Apresentação dos resultados da pesquisa “Mapeamento do assédio na Unifap” Alunos do curso de Ciências Sociais17h – Debate17h30 – Apresentação culturalServiçoMesa-redonda “Vamos falar sobre assédio?”.

Dia 15 de setembro, às 14h30, no hall do Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Cipp),campusMarco Zero (Rod.

Juscelino Kubitschek, km 02, bairro Jardim Marco Zero, Macapá-AP).

Entrada franca.