INCLUSÃO DIGITAL: Universidade doa notebooks a acadêmicos

Estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal do Amapá (Unifap) receberam hoje, 12, notebooks doados pela instituição, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac).

Ao todo, 100 computadores serão entregues até o final de novembro, sendo 65 para acadêmicos dos campi Marco Zero do Equador, em Macapá, e Santana, dez para o campus de Mazagão e 25 alunos do campus Oiapoque.

A reitora da Unifap, prof.

Eliane Superti, destacou que os notebooks permitirão uma vivência universitária mais intensa aos estudantes.

“Para criar uma ambiência universitária de qualidade, precisamos permitir aos nossos alunos hipossuficientes condições que os coloquem em igualdade, e nós sabemos que hoje ninguém consegue fazer um bom curso de graduação sem as ferramentas básicas de trabalho, entre elas, o computador”, afirma.

Rafael Pontes, pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, ressaltou que a doação dos notebooks faz parte de uma política de assistência e inclusão digital da universidade, cuja intenção é dar seguimento a partir deste ano.

O acadêmico de Geografia do campus Binacional do Oiapoque, Haylan Correa Távora, avalia que a ação da Proeac é excelente, uma vez que nem todos os estudantes têm condições de comprar um notebook.

“O computador que eu usava não era meu, então o notebook vai ser de grande utilidade, não só para os trabalhos acadêmicos, mas também para o trabalho fora da universidade”, explica.

A Proeac selecionou para a doação dos notebooks estudantes contemplados com o Auxílio Bolsa Permanência e classificados no Perfil Socioeconômico I (Alto nível de vulnerabilidade), com a menor renda per capta do grupo familiar.

Os acadêmicos devem, ainda, estar cursando o primeiro ou segundo períodos do curso de graduação, estar na primeira graduação de curso presencial e em acompanhamento socioassistencial com o Serviço Social da Unifap.

O investimento na aquisição dos notebooks foi de R$ 200 mil.

Além da reitora e do pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias, participaram da cerimônia a vice-reitora da Unifap, Adelma Barros-Mendes, a pró-reitora de Administração, Wilma Monteiro, e a diretora do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis, Marlene Almeida.

Os professores Emanuel Lima e Glauber Silva representaram, respectivamente, os campi de Mazagão e do Oiapoque.