Mazagão: Entrega da Ponte da Integração colabora para expansão do campus

A reitora da Universidade Federal do Amapá, Eliane Superti, esteve presente na cerimônia de entrega da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, que ocorreu nesta segunda-feira, 12.

Durante o evento, o governador do estado do Amapá, Waldez Góes, destacou a educação superior como instrumento de desenvolvimento social e econômico para a região do município de Mazagão.

A Unifap mantém no município, desde maio de 2010, um campus que hoje oferta o curso de Licenciatura em Educação no Campo: Ciências Agrárias e da Natureza, com ênfase em Agronomia e Biologia.

Parte do trajeto, feito de balsa pelos rios Vila Nova e Matapi, sempre foi um dos principais entraves para a expansão do campus universitário.

Com a inauguração da primeira ponte (sobre o Rio Vila Nova) no dia 26 de novembro de 2010, uma etapa do desafio havia sido vencido.

Hoje, após mais de seis anos da implantação do campus, a ponte que permite o trajeto exclusivamente rodoviário ao município foi inaugurada e une Mazagão à região metropolitana de Macapá e Santana.

Para a reitora Superti, a Unifap poderá dar andamento ao seu planejamento de tornar o campus Mazagão área rural da Universidade, tendo em vista o potencial da região.

“O próximo curso a ser implantado será de Agronomia e, futuramente, o de Medicina Veterinária e o de Zootecnia.

A melhor mobilidade e a integração, de fato, da zona metropolitana de Macapá, é fundamental para que possamos dar início a esse planejamento.

A Ponte da Integração representa a viabilidade de tal projeto”, destacou a reitora.

Já está concluso o projeto de ampliação do campus e em fase de início a licitação para construção de mais espaços físicos para abrigar o curso.

A reitora reafirmou a certeza do desenvolvimento socioeconômico representativo na região do qual a Universidade participará ativamente, principalmente na dinamização que deve ocorrer do mercado produtor de gêneros alimentícios, por exemplo, ao longo dos anos.

A ponte tem 612 metros de comprimento e custou R$ 130 milhões, dinheiro de empréstimo do governo estadual com o Banco Nacional de Desenvolvido Econômico e Social (BNDES).