Live e livro fazem homenagem ao ambientalista Pedro Ramos

A UeapTv apresentou uma live no seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=-X-wX89esbg) dedicada a Pedro Ramos, um ambientalista brasileiro, radicado no Amapá, que lutou junto a Chico Mendes na luta em defesa da Amazônia e seus povos. Nessa homenagem a UeapTv recebereu Julio Barbosa (presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, CNS), Mary Alegretti (do Instituto de Estudos Amazônicos), Joaquim Belo (Escola Família Agroextrativista do Carvão e CNS), Antônio Sérgio Filocreão (Mestrado em Desenvolvimento Regional, MDR/Unifap), Wemerson Santos (Fórum Social Panamazônico, FOSPA), Marco Antônio Chagas (autor do livro Mano Pedro, MDR/UNIFAP) e o próprio Pedro Ramos.

Se você já conhece Pedro Ramos, te convidamos a prestigiá-lo no nosso canal. Se você não conhece, mas é interessado pelas questões ambientais, vai gostar de compreender melhor um pouco da história e de grandes figuras que fazem parte das organizações dos trabalhadores rurais e da história de luta pela criação das reservas extrativistas do país.

Junto com a live também aconteceu o lançamento do livro: “Mano Pedro: socioambientalismo, ecologia de saberes e artesanias de práticas na Amazônia”, de autoria do Profº Drº. Marco Antônio Chagas, professor da Unifap. A Ueap tem a honra de disponibilizar o e-book aqui mesmo no nosso portal. É só clicar no link para fazer o download do livro gratuitamente!

link para o e-book.

Mano Pedro: socioambientalismo, ecologia de saberes e artesanias de práticas na Amazônia é um relato de um ativista da floresta pela floresta, mano de Chico Mendes, que aos 80 anos se encontra entardecido como um rio que aguarda a sua cheia, parafraseando Mia Couto. Em entrevistas abertas realizadas pelo professor Antônio Sérgio Monteiro Filocreão e em transcrições ametódicas libertárias do autor, “Pedrinho da Amazônia” faz confissões, transgressões e conspirações coletivas em defesa das organizações dos trabalhadores rurais e das Reservas Extrativistas. Em tempo difíceis e de ressignificação do que realmente importa, convido aos leitores para um ato voluntário de acolhimento ao Mano Pedro”, diz a quarta capa do livro.

Apesar do e-book ser totalmente gratuito, convidamos os leitores a se juntar à campanha de contribuição voluntária para proporcionar dias mais tranquilos para o Mano Pedro e ainda colaborar para construção de um abrigo na Escola Família do Carvão em um projeto inovador de acolhimento. Imagina ter o Pedro Ramos como professor e residente da escola? Um sonho que está sendo construído a várias mãos, e poderá ter a sua também! Para participar é só realizar uma doação em qualquer valor para a conta abaixo: