Justiça do Amapá firma Termo de Cooperação Técnica com UNIFAP

A Justiça do Amapá por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para realizar ações de mediação e conciliação dentro do ambiente escolar.

O Termo visa proporcionar atividades de aprendizagem cultural e jurídica, promovendo cursos de Mediação e Conciliação de Conflitos com utilização de métodos alternativos e palestras educativas nas Escolas Municipais e Estaduais.

Por meio do acordo será implantada a Cultura de Paz nas Escolas, ações que buscam a melhoria das relações interpessoais e restauração do diálogo através de palestras voltadas para temáticas ocorrentes no meio estudantil.

Juízes, professores, técnicos em psicologia e serviço social, pais e alunos participarão das palestras para tratar sobre temas como: combate às drogas, bullyng, violência física, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, evasão escolar e cidadania.

De acordo com a Presidente do Núcleo, Desembargadora Sueli Pini, o convênio pretende aproximar e aliar o Judiciário e as instituições de ensino do Estado no combate e na prevenção de problemas que afetam os estudantes.

“Por meio de treinamento e capacitação em técnicas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar, voltadas para professores, técnicos, pais de alunos e comunidade, traçamos uma estratégia para prevenir e mediar conflitos com base em uma metodologia que trabalha o diálogo, a responsabilidade e a reflexão com todos que vão participar desse projeto, e assim alcançar mudanças e com resultados promissores dentro do ambiente escolar”, destacou a Desembargadora.

O Coordenador do Núcleo de Mediação Universitária (NUMED) Mário Mendonça falou sobre a importância do termo e da implantação do projeto para capacitar mediadores e diminuir o índice de casos e problemas escolares.

“É uma grande alegria para o NUMED poder ter firmado esse termo com o Judiciário.

É uma ótima oportunidade para nossos estudantes.

Esse projeto que pretende se estender até 2017 veio para diminuir a incidência de casos e problemas nas escolas.

O trabalho inicialmente será feito a partir da identificação dos maiores índices de violência e problemas, a partir disso, será oferecido o Curso de Capacitação para formar os mediadores e conciliadores de conflitos e implantado as bases de mediação escolar para que as ações sejam mantidas por todos os cooperadores”.

Para a realização das ações o TJAP disponibilizou servidores, coordenadores, espaço físico, equipamentos para a execução do projeto e materiais que serão utilizados para a prática das ações sócio-educativas.

O acordo também poderá oferecer estágio supervisionado para alunos regulamente matriculados.

Texto: Adrielle Lopes