Jogos Universitários Brasileiros 2016 terá participação de 65 atletas da Unifap

Dez modalidades esportivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano serão disputadas por atletas da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A 64ª edição dos JUBs começará na próxima quinta-feira, 3 de novembro, em Cuiabá (MT).

A delegação da Unifap será composta por 65 acadêmicos, que irão pleitear medalhas no basquete (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino), judô, atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez, e nove técnicos.

Os JUBs são atualmente a maior competição esportiva universitária do país.

Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas, e cerca de 4.

500 participantes envolvidos, entre atletas, árbitros, voluntários e comitê organizador, oriundos dos 26 estados e do Distrito Federal.

Os atletas da Universidade são acadêmicos dos cursos de Educação Física, Jornalismo, Geografia, Física, Artes Visuais, Letras, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, História, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Relações Internacionais, Ciências da Computação, Filosofia, Teatro, Enfermagem, Direito e Secretariado Executivo.

Veterana na competição, a acadêmica do curso de Educação Física, Marcela Nunes, irá compor pela quarta vez a equipe de futsal feminino que participará dos JUBs.

“É importante participar dos jogos por conta do meu curso, pois eles dão uma visão ampla das competições, além do intercâmbio entre as pessoas e as várias experiências proporcionadas”, avalia Marcela.

Incentivo – A Unifap, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), apoiará 54 acadêmicos com auxílio financeiro no valor de R$ 1,2 mil por atleta, totalizando R$ 64,8 mil em benefícios.

O recurso provém do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Sobre o JUBs Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) acontecem desde 1935 e os campeões representam o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).

Na edição de 2016, em Cuiabá, os jogos terão duração de 12 dias e, além das modalidades já conhecidas (badminton, basquete 3×3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol), a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.

Podem competir alunos-atletas de universidades públicas e particulares de todo o Brasil, reconhecidas ou autorizadas pelo MEC.

A competição reúne modalidades individuais e coletivas, com disputas nas categorias feminina e masculina.

Acompanhe as novidades dos JUBs 2016 aqui.

* Com informações do site da Confederação Brasileira de Desporto Universitário