Início do ano letivo 2024 para a graduação ocorrerá dia 29 de abril

Calendário Acadêmico 2024 sofrerá alterações devido às decisões judiciais que impactaram o andamento do Processo Seletivo 2024 e à atualização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica.

O ano letivo de 2024 para os cursos de graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) iniciará no dia 29 de abril e não mais dia 16. A alteração foi aprovada nesta sexta-feira, 12, ad referendum pelo presidente do Conselho Universitário em exercício, Prof. Dr. José Caldeira Gemaque Neto, a partir de parecer da Câmara de Ensino, Extensão, Interiorização e Assuntos Comunitários, endossado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e diretores de departamentos acadêmicos e campi da Instituição.

CONFIRA O NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

De acordo a decisão, o adiamento do início do semestre letivo 2024.1 levou em consideração a atual conjuntura da Universidade, marcada, dentre alguns acontecimentos, pelas alterações ocorridas no cronograma do Processo Seletivo 2024 motivadas por decisões judiciais sobre o percentual de vagas para cotistas e ampla concorrência [confira o histórico de decisões judiciais na nota de esclarecimento disponível no site da Unifap].

A alteração do calendário acadêmico foi debatida entre a Reitoria, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e diretores de departamentos acadêmicos e campi da Universidade. Durante as reuniões, foram dados esclarecimentos sobre os trâmites judiciais que a Instituição vem recebendo e os procedimentos tomados até o momento, em concordância e atendimento às orientações da Advocacia-Geral da União (AGU).

Além das decisões judiciais sobre o percentual de vagas para cotistas e ampla concorrência, a atualização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa), visando nova versão com funcionalidades aprimoradas, e a dificuldade de trabalhar com dois calendários acadêmicos (um para calouros e outro para veteranos) foram outros motivos que contribuíram para a alteração do calendário acadêmico 2024.

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/