Docentes do curso de arquitetura participam de concurso internacional na Guiana Francesa

A delegação brasileira agradece à Sra. Rochella Modeste e ao Sr. Hadj Boucheida, Diretor do Campus B2E Guiana, pelas suas visitas para divulgar o concurso internacional e convidando os docentes do curso de Arquitetura da Unifap a integrarem o rol de jurados do evento.

No período entre 20 e 24 de junho de 2022 ocorreu o Concurso Internacional Lékòl 2022, no Campus des Métiers de Qualifications D’Excelence, Caiena (Guiana Francesa). Os professores Dr. Jadson Porto e Dr. Felipe Lopes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifap, participaram do evento como parte integrante de uma mobilidade acadêmica para construção de uma agenda técnico-científica com a instituição francesa e integrar o rol de jurados do referido concurso internacional.

No primeiro dia de atividades, houve a visita ao novo Cônsul brasileiro, Sr. Demétrio Carvalho, pelo Prof. Jadson Porto, na companhia do professor Dr. Gutemberg Silva, do curso de Relações Internacionais da Unifap. Foi entregue ao diplomata obras de docentes da Unifap (Figura 1), como também lhe foi solicitado uma atenção especial às mobilidades técnico-científicas entre o Amapá e a Guiana Francesa. O Prof. Dr. Felipe Lopes participou da recepção à delegação surinamesa participante do concurso Lékòl 2022, composta pelos docentes MSc. Sun Kishoen Misier, Dr. Marciano Dasai e quatro discentes da Faculdade de Ciência e Tecnologia – Bacharel em Engenharia Civil-Infraestrutura, Universidade Anton de Kom (Paramaribo).

No segundo dia, os professores da Unifap foram recebidos pelo Reitor da Universidade da Guiana, Dr. Antoine Primerose (Figura 2), expondo o interesse de se estimular articulações acadêmicas de graduação, pós-graduação e de pesquisas com as instituições brasileira e surinamesa.

Encontro com o Cônsul brasileiro em Caiena.

No terceiro dia, as delegações visitaram o Instituto Universitário de Tecnologia de Kouru, sendo recebidos pelo seu Diretor, Prof. Idris Sadli, e o Chefe do Departamento de Engenharia Civil Prof. Ouahcène Nait Rabah (Figura 3), que apresentaram suas estruturas laboratoriais e investigações doutorais. Como resultado da visita, também se evidenciaram interesses para estimular articulações acadêmicas de graduação, pós-graduação, de pesquisas e publicações com as instituições brasileira e surinamesa.

No quarto dia, estudantes da Universidade do Estado do Haiti, Universidade Anton de Kom (Suriname), e Universidade da Guiana apresentaram suas propostas de projetos arquitetônicos para um Centro de Prevenção e Cuidados à Saúde na cidade de Saint-Georges de l’Oyapock (Figura 4) e foram arguidos pelos membros da banca do concurso. No mesmo dia os participantes das delegações tiveram a oportunidade de assistir ao lançamento do foguete Ariane 5 (Figura 5) pela Agência Espacial Europeia (ESA), que levava dois satélites de telecomunicação para suas missões no espaço (Measat-3d e GSAT-24).

Encontro com o Presidente da Universidade da Guiana, Dr. Antoine Primerose.
Foto: Murni Dasai.

No quinto e último dia da mobilidade acadêmica, houve a cerimônia de encerramento e divulgação do resultado do concurso, que contou com um discurso do Prof. Dr. Felipe Lopes expondo a importância de eventos desta natureza para a consolidação de cursos existentes em Engenharia Civil, e Arquitetura e Urbanismo na região das Guianas e no Caribe (Figura 6). O projeto vencedor foi apresentado pelos discentes Stanley Kervens Arisma, Wolph Gans Dunosia e Joe-vani Donat, orientados pelo Prof. Alex Duquella, da Faculdade de Ciências – Mestrado em Arquitetura – Universidade d’Etat d’Haiti. O segundo lugar foi recebido por Priscilla Alendy, Sandesha Rathipal e Zubair Wirodikromo. Em terceiro, a proposta apresentada por Shrada Namrata, ambos projetos foram orientados pelo Prof. Marciano Dasai, Universidade Anton de Kom.

Encontro com o Diretor do Instituto Universitário de Tecnologia de Kouru.
Foto: Murni Dasai.

Lançamento do foguete Ariane V.
Foto: Felipe Lopes.

Texto: Divulgação

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.