Grupo de trabalho inicia atividades para elaboração de planos de educação em Direitos Humanos no Amapá

A atividade inicial de formação acontece nos dias 23, 27 e 30 de abril, às 14h, com  participação de pesquisadores da UNESP e UFPE

Nos dias 23, 27 e 30 de abril, às 14 h, ocorre, de forma remota, a formação da equipe da Secretaria Estadual de Educação do Amapá (SEED/AP) e Secretaria Municipal de Educação de Macapá (SEMED), que integram grupo de trabalho para elaboração dos planos estadual e municipal de educação em direitos humanos.

A formação também é aberta a professores da rede pública de ensino e demais interessados, através de transmissão no canal da Rede de Educação em Direitos Humanos no Youtube, no link https://www.youtube.com/channel/UCO-tkb_Vwd_SyzxGvhX-Vwg.

Dentre os convidados, estão os professores Clodoaldo Meneguello, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)/Observatório de Educação em Direitos Humanos, e da professora Aida Maria Monteiro Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A atividade de formação é preparatória para a construção dos planos de educação em direitos humanos, documento referência com ações e metas estratégicas para orientar as políticas de educação na área de direitos humanos, conforme previsão do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

O trabalho de formação e assessoramento para elaboração dos planos municipais de educação em DH é feito pelos professores da UNIFAP, Antônio Sardinha e Helena Simões, que integram a coordenação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Amapá.

As atividades têm a colaboração e parceria da Coordenadoria de Educação Específica da SEED/AP, por meio da professora Arlene Maria de Moraes Favacho, e da Divisão da Diversidade, da SEMED/Macapá, por meio do Prof. Dr. Bruno Marcelo Costa.

Além disso, apoiam a elaboração dos planos de educação em DH, a Clínica de Direitos Humanos e do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas/Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, vinculados à UNIFAP.

Conheça Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH)

A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) articula pesquisadores, ativistas e educadores, vinculado a universidades, centros de pesquisa, organizações e movimentos sociais de todo o país. A rede foi reativada durante Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos, realizado entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2020. Com a reativação, os estados do país passaram a contar com coordenações locais, formadas para mobilizar e apoiar redes estaduais de educação em direitos humanos.

No Amapá, a coordenação estadual da ReBEDH é dos pesquisadores da UNIFAP, Profa. Dra. Helena Simões, da Clínica de Direitos Humanos; e Prof. Dr. Antônio Sardinha, do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas/Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido