Federal do Amapá adere a Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História

A Coordenação Nacional do ProfHistória – Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História – divulgou nesta terça-feira, 4, o resultado do edital de expansão da rede.

Ao todo, foram apresentadas 43 propostas de adesão de novos núcleos.

A Comissão de Seleção aprovou a inclusão de 18.

Os núcleos selecionados estão assim distribuídos: 2 na região Norte; 5 no Nordeste; 3 no Centro-Oeste; 4 no Sudeste; e 4 no Sul.

São as seguintes instituições que passarão a integrar o ProfHistória: estaduais – de Maringá (UEM), 20 vagas; de Mato Grosso do Sul (UEMS) 12 vagas; de Ponta Grossa (UEPG) 12; da Bahia (UNEB) 15; do Mato Grosso (UNEMAT), 12; do Paraná (UNESPAR), 12; de Campinas (UNICAMP), 15; Regional do Cariri (URCA), 20; e de São Paulo (USP), 15; e as federais – de Minas Gerais (UFMG), 15; de Mato Grosso (UFMT), 20; do Pará (UFPA), 20; de Pernambuco (UFPE), 18; do Paraná (UFPR), 12; do Rio Grande do Norte (UFRN), 20; de Sergipe (UFS), 15; do Amapá (UNIFAP), 12; de São Paulo (UNIFESP), 20 vagas.

A partir de 2016, serão 30 núcleos do ProfHistória distribuídos em todo o país.

Com a expansão, o próximo processo seletivo oferecerá 465 vagas.

Os critérios adotados para a seleção levaram em consideração o perfil do corpo docente no que diz respeito à sua vinculação com o ensino de História, a qualidade de sua produção intelectual dos últimos cinco anos e a articulação interna da equipe, evidenciada por meio de núcleos e projeto coletivos.

Também foram consideradas a infraestrutura disponibilizada para o curso, a experiência institucional com a pós-graduação stricto sensu e a distribuição regional dos núcleos selecionados.

ProfHistória O Mestrado Profissional em História (ProfHistória) oferecido em rede nacional é um programa de pós-graduação stricto sensu em formato semipresencial em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes.

O ProfHistória tem como meta principal a formação continuada dos professores da Educação Básica brasileira que atuam na disciplina escolar História.

Os professores da rede pública selecionados contam com bolsa de mestrado da Capes.

Mais informações pelo e-mail profhistoria.

ufrj@gmail.

com.

Fonte: CAPES Site: www.capes.gov.br Link:http://www.

capes.

gov.

br/sala-de-imprensa/noticias/7608-dezoito-universidades-aderem-ao-profhistoria “