Expandindo horizontes: Acadêmicos de Física participam de cursos no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Expandindo horizontes: Acadêmicos de Física participam de cursos no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Compartilhe:

 

 

O aluno Victor Silva está no Rio de Janeiro para participar da XIV Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Em janeiro deste ano, Odemar Julião do Nascimento Neto participou da sexta edição da Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp).

A busca pelo conhecimento e aprimoramento das habilidades acadêmicas tem levado alunos do curso de Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) a embarcarem rumo a imersões no cenário científico nacional por meio de escolas de verão realizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Com sede no Rio de Janeiro, o CBPF é a maior instituição de pesquisas no campo da física no Brasil e é reconhecido internacionalmente por sua excelência em pesquisa e ensino. Participar de cursos ministrados por pesquisadores do CBPF proporciona aos alunos da Unifap a oportunidade única de aprender com alguns dos melhores especialistas em suas áreas de atuação. Essa experiência é valiosa tanto para a formação acadêmica quanto para a construção de um currículo diferenciado, o que pode contribuir para o destaque do aluno em futuras oportunidades profissionais.

A promoção dessa relação entre os acadêmicos de Física da Unifap e grandes instituições como o CBPF é realizada pelos docentes Paulo Roberto Soledade Junior e Marcelo Ricardo Souza Siqueira, que é tutor do grupo PET-Física, um programa de educação tutorial que trabalha no desenvolvimento de projetos que contribuem para o crescimento do acadêmico na Universidade.

“Essa interação com o ambiente científico de excelência contribui significativamente para o desenvolvimento acadêmico dos alunos do Amapá, possibilitando a expansão de seus horizontes e o estímulo para que busquem carreiras promissoras na área da física” afirma o docente Marcelo Siqueira.

O acadêmico Victor Silva, ex-bolsista do grupo PET-Física, está no Rio de Janeiro para participar da XIV Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, evento que está acontecendo desde o dia 17 de julho e encerrará no dia 28 deste mês.

[O evento] abre muitas portas, expande nossos horizontes. A visão que temos por aqui interagindo com pessoas que também estão na graduação, no mestrado, doutorado, pós-doutorado, é incrível. Isso também pode dar um norte para alguém que ainda não sabe que área seguir depois da graduação” afirma Victor.

Em janeiro deste ano, o acadêmico Odemar Julião do Nascimento Neto, também ex-bolsista do grupo PET-Física, participou da sexta edição da Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp), do CBPF. O aluno participou do módulo “Magnetismo em insetos e bactérias” e trouxe pontos positivos para sua formação na bagagem, compartilhando com colegas do curso o aprendizado e mostrando que o norte do Brasil é capaz de fazer e discutir ciência em pé de igualdade em relação a outros grandes centros do país.

“Eles se inscrevem e participam de um edital de concorrência nacional. Quase todos os anos conseguimos enviar alunos para representar nosso estado. Ao retornarem ao Amapá com novos conhecimentos e vivências, os alunos poderão compartilhar esses conhecimentos com seus colegas e professores, enriquecendo o ensino da física nas instituições locais e inspirando outras mentes a seguirem a trajetória da ciência”, reforça o tutor do grupo PET-Física, Marcelo Siqueira.

Texto: Renata Nunes (Estagiária Assesp/Unifap)

 

 

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu