Estudantes da UNIFAP têm data marcada para repatriação da Colômbia ao Brasil

O voo sai de Bogotá na manhã desta quarta-feira com chegada ao Brasil às 15h.

Estudantes da Universidade Federal do Amapá serão repatriadas da Colômbia, nesta quarta, 03 de junho. As alunas estavam retidas com outros brasileiros, após o Governo do país fechar a fronteiras e suspender a transição de voos até final do mês de agosto, devido a pandemia no novo Coronavírus.

As discentes, Ana Beatriz da Costa Martins do curso de Licenciatura em Sociologia e Juliana Rocha do curso de Ciências Sociais, foram no início deste ano, por meio da Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI), participar do Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL), fruto do Convênio firmado entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e UNIFAP.

Juliana Rocha – Discente do curso de Ciências Sociais na UNIFAP – Foto arquivo pessoal
Ana Beatriz Martins – Discente do curso de Sociologia na UNIFAP – Foto arquivo pessoal

As duas acadêmicas das Unifap foram selecionadas para estudar na Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB) e na Universidad de Santander (UDES) até o mês de maio, porém a jornada foi interrompida com a pandemia do Covid-19, como recorda a acadêmica Ana Beatriz: “Nós viemos para Colômbia em Janeiro para fazer intercâmbio e fomos surpreendidas pela pandemia que gerou cancelamento dos nossos voos de retorno”. Por conta das extremas medidas de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, decretou Estado de Emergência Sanitária interditando a entrada e saída do país. Em decorrência disso, apenas por meio de repatriação as brasileiras poderiam voltar ao seu país.

Voo de repatriação

Segundo a Coordenadora de Mobilidade Internacional da PROCRI, Manuela Santana, a empresa de Companhia aérea Avianca realizará um voo de repatriação de nacionais brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil e que a Embaixada Brasileira na Colômbia colaborará para listar passageiros interessados. “Os voos são organizados pela Embaixada do Brasil na Colômbia, mas eles são voos privados da empresa Avianca. Os passageiros que tiveram os voos suspensos por essa empresa não vão pagar, enquanto aos demais passageiros que quiserem embarcar, foi estipulado um preço de 468 dólares para passagem”, explica a coordenadora Manuela.

Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais – Silvio Sousa

De acordo com Pró-Reitor da PROCRI, Silvio Sousa, as alunas Ana Beatriz e Juliana, serão repatriadas por este voo privado, nesta quarta-feira, dia 03 de junho, às 07 horas da manhã de Bogotá e chegam ao Brasil às 15:30 no horário de Brasília. “Nós da PROCRI conseguimos a possibilidade de embarcar as alunas neste voo humanitário, e por determinação do Reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, fornecemos o auxílio financeiro necessário para que elas possam comprar as passagens e retornar ao Brasil”, afirma o Pró-Reitor

Intercâmbio no Programa Brasil-Colômbia

O Brasil-Colômbia (BRACOL), é um programa de intercâmbio da UNIFAP, promovido pela Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucional, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e Associação Colombiana de Universidades (ASCUN), responsável por selecionar estudantes dos cursos de graduação da universidade para cursar um semestre letivo na Universidad de Santander e Universidad Autónoma de Bucaramanga.

O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica de ambos os países.

Universidad Autónoma de Bucaramanga (UNAB) – Colômbia

As estudantes receberam bolsas do Programa BRACOL para o primeiro semestre do ano de 2020, custeadas no valor de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), além de benefícios como alimentação e alojamento oferecido pela Universidade anfitriã. O período de intercâmbio era do mês de janeiro até final maio de 2020; “Eu e Juliana, viemos no início de janeiro para fazer o intercâmbio e tínhamos voos marcados para inicio de junho, no entanto com o decreto de Emergência Sanitária do governo, nossos voos foram cancelados e ficamos presas no país”, comenta a estudante de Sociologia, Ana Beatriz.

Universidad de Santander (UDES) – Colômbia

A PROCRI vem desde o início acompanhando as alunas, dialogando com a Embaixada Brasileira e fornecendo assistência necessária, como recorda a acadêmica Juliana: “A UNIFAP está viabilizando uma comunicação favorável, estamos tendo um diálogo positivo com a universidade, diferentes da realidade de outros intercambistas aqui no país, pois infelizmente não estão tendo uma comunicação boa com as suas universidades”. A estudante ainda ressalta que há muito estudantes intercambistas, além de trabalhadores e turistas que foram passear, que seguem não podendo voltar ao seu país.

Colaboração de Texto: Janaína Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.