Estudantes da rede pública recebem certificados de “Aluno Integrado”

Estudantes da rede pública participantes do Programa de Extensão Aluno Integrado receberam certificados na manhã da quarta-feira, 7, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O curso foi promovido pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC ) sob a coordenação de Eliana Paixão.

O programa proporciona formação em tecnologias da informação e da comunicação (TICs) aos estudantes.

O treinamento em TICs habilita os alunos a se tornarem parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios das escolas estadual e municipal.

O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais.

A reitora da Unifap, Eliane Superti, reinterou o compromisso social da universidade.

Superti disse que aproximar as escolas públicas do ambiente acadêmico superior é um compromisso.

“A universidade não é uma ilha e cursos iguais a esses torna-se pontes com a sociedade.

O sonho para que tenhamos uma universidade melhor está em andamento.

E isso só será possível se todos acreditarem e participarem”, acrescentou a reitora.

Opinião compartilhada pela coordenadora, Eliane Paixão, que afirmou um dos pontos positivos neste programa foi a integração do estudante do ensino médio com a universidade.

“Nós abrimos as portas para que esses jovens utilizassem toda a estrutura necessária para a conclusão do curso.

Essa relação estimula à busca pela graduação”, avaliou.

O estudante da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, Robert Yan Souza, 15 anos, disse que o aprendizado adquirido durante o curso foi importante para pleitear o primeiro emprego futuramente, por exemplo.

A proximidade com a área de TI também despertou no estudante a vontade de cursar uma graduação que leve para esse campo do conhecimento.

O programa Aluno Integrado abrirá nova turma este ano.