Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas apresenta segundo volume com produção científica de ex-alunos

Publicação digital reúne em novo volume resultados de pesquisas defendidas como trabalhos finais de curso que se destacaram pela criatividade e inovação.

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (Pcult), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), apresenta novo volume de publicação digital com resultados das principais pesquisas que foram defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pela pós-graduação.

O livro Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – Volume 2 reúne artigos que sintetizam resultados de alguns dos principais projetos de pesquisa executados pelos acadêmicos, ao longo da formação, nas duas linhas de pesquisa do Curso: Cultura, Identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.

“O volume 2 do livro amplia a apresentação das pesquisas realizadas por novas turmas formadas pelo Curso e atende ao objetivo de divulgar a produção do conhecimento produzido, principalmente, junto aos espaços e aos sujeitos e sujeitas que contribuíram com as investigações dos pesquisadores vinculados ao nosso grupo de pesquisa”, explica o coordenador do Pcult e um dos organizadores da obra, Prof. Dr. Antonio Sardinha.

A publicação está disponível no site do Curso e na biblioteca digital do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas:

Sobre o livro
A obra reúne pesquisas caracterizadas por um percurso interdisciplinar e está dividida em duas partes: 1) Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos; 2) Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares.

Na primeira parte da publicação (Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos), estão resultados de pesquisa que observam a interface entre o campo de estudos em políticas públicas da área de educação, saúde e direitos humanos voltadas a segmentos e grupos que habitam territórios culturalmente situados.

A segunda parte (Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares) traz resultados de pesquisas que abordam a interface entre o campo cultural e processos políticos envolvendo indígenas e quilombolas. Além disso, destacam-se estudos sobre literatura e fronteira e sobre processos midiáticos e educacionais em contextos de disputas por sentidos em esferas públicas e sociais locais.

Grupo de Pesquisa
Os pesquisadores que colaboram com o livro são todos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), criado para apoiar as investigações desenvolvidas na Especialização e fomentar a cooperação científica entre redes de pesquisa, a partir da Amazônia.

Também participam da publicação pesquisadores do novo curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar de Estudos de Cultura e Política, recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações:
Email –pospcult@gmail.com

*Texto: Divulgação/Pcult

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: