Equipe de estudantes e pesquisadores realizam trabalho de campo em Oiapoque

A programação tem a proposta de estimular nos discentes o senso de observação e análise das dinâmicas fronteiriças nessa região, considerando também a necessidade de aliar teoria e prática nos diversos gêneros acadêmicos de representação dos fenômenos observados.

Entre os dias 21 e 28 de abril, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal do Amapá UNIFAP (a maioria vinculada ao curso de Relações Internacionais) estarão em missão no município de Oiapoque para tratar de questões relativas à região fronteiriça, considerando seus aspectos geopolíticos, de segurança nacional, de trânsitos econômicos, culturais e linguísticos, dentre outros elementos próprios desse tipo de configuração.

Com o apoio do Exército Brasileiro, a missão conta com o total de 48 pessoas entre pesquisadores e discentes, e envolve algumas atividades programadas para melhor compreensão dessa região de fronteira. Na manhã do dia 22 haverá palestras com representantes de instituições francesas como PAF, Aduana e Gendarmerie, além de representantes do Itamaraty.

A programação prossegue na tarde de sexta-feira (22) com a palestra compartilhada entre representantes do Exército Brasileiro, das Polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar, do Ibama, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros sobre seu trabalho e o Prof.Dr. Gutemberg Vilhena que irá abordar os aspectos geopolíticos da fronteira pela ótica acadêmica.

No dia 23 haverá missão à foz do Rio Oiapoque, a fim de verificar a dinâmica dessa fronteira compartilhada e à canhoeira Gran Roche. No domingo pela manhã, 24, a equipe para a Vila Brasil com estada na base do Exército Brasileiro na área. A missão será concluída com a exploração e observação de campo em Vila Brasil e Camopi na tarde do dia 24 e manhã do dia 25.

Texto: Divulgação

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada