“É perfeita para os estudos”, diz acadêmica da Unifap sobre a nova biblioteca do campus Marco Zero do Equador (Macapá-AP)

“É perfeita para os estudos”, diz acadêmica da Unifap sobre a nova biblioteca do campus Marco Zero do Equador (Macapá-AP)

Compartilhe:

 

Prédio foi inaugurado na manhã de sexta-feira (26). Com uma área total de 17.465,17m², obra custou pouco mais de R$ 16 milhões.

 

A falta de energia provocada pelo incêndio na subestação de energia Equatorial, na zona sul de Macapá (AP), não ofuscou a inauguração do prédio da nova biblioteca central da Universidade Federal do Amapá (Unifap), localizada no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de sexta-feira, 26 de abril, e contou com a presença da comunidade acadêmica, gestores da Instituição e parlamentares do estado.

O prédio da nova biblioteca possui uma área total de 17.465,17m² e possui três pavimentos. No térreo, ficam o hall de entrada, sala de braile, brinquedoteca, um auditório com 100 lugares e salas administrativas. No primeiro andar, ficam o salão de leituras e o acervo literário. No último pavimento, estão as salas de estudos em grupo, sala de leitura, laboratório de informática e sala de áudio e vídeo.

Em seu discurso, o reitor da Unifap, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, agradeceu aos servidores diretamente envolvidos na idealização e construção do prédio e aos parlamentares da bancada amapaense que destinaram recursos para a obra. “Agradeço também a toda comunidade acadêmica, os alunos pela paciência, pois estavam ansiosos para que essa biblioteca fosse entregue (…) e a comunidade externa que está presente e anseia por conhecer esse instrumento pedagógico que é a biblioteca da Unifap”, declarou.

A diretora da biblioteca central, Maria do Carmo Marques, ressaltou que a entrega da nova biblioteca à comunidade representa não somente a conclusão de um projeto, mas também o início de uma jornada que visa enriquecer o ambiente educacional e intelectual da nossa região. “Esta inauguração é um marco que simboliza a materialização de um sonho compartilhado por muitos. É o resultado de um esforço coletivo e do comprometimento do acesso à educação e à informação. Ao entregar a biblioteca para a comunidade acadêmica, sentimos uma profunda alegria por saber que estamos oferecendo um espaço onde o conhecimento está acessível a todos”, afirmou.

A mesa de cerimônia também foi composta pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, que em seu discurso anunciou que a Unifap estava inaugurando a maior biblioteca do estado do Amapá. “Aqui que estaremos voltados para a produção do conhecimento, do ensino e a pesquisa. É neste espaço que vamos favorecer a inclusão de pessoas, pensar nas diversas realidades socioeconômicas da nossa sociedade; é aqui que vamos estimular os grandes encontros culturais, estimular a leitura universitária e promover o ambiente ideal para os estudos”, aditou.

O prefeito do campus, Cairo Madureira, enfatizou que era com grande alegria que a entrega da nova biblioteca estava sendo realizada. “Uma obra com mais de 17 mil quilômetros quadrados, que inclui não só o prédio, inclui também toda a área de urbanização e a praça em frente ao ginásio. Tivemos muita atenção, muito carinho e muito zelo ao executar essa obra e entrega-la, porque a gente sabe dos anseios e necessidades da comunidade acadêmica para utilização desse espaço”, observou.

Ana Clara Mendes é acadêmica do terceiro semestre de Farmácia e esteve na inauguração, aproveitando para conhecer a nova biblioteca. “Estou achando o novo espaço bem legal, é bem amplo, perfeito para os estudos. Óbvio que terei uma experiência melhor com a abertura mesmo, hoje foi só um evento, mas pelo que pude ver vai ser bem legal, consegui ter acesso ao segundo andar, onde vai ser a sala de estudos, e parece ser bem organizado, o que é perfeito (…) Tenho grandes expectativas para a biblioteca e creio que ela vai ser um espaço bem complementar para o nosso ensino”, concluiu.

Parceria com a bancada parlamentar amapaense
O custo total da obra foi de R$ 16.067.620,42; desse total, 58% foram pagos com recursos próprios da Unifap e 42% foi obtido por meio de emendas parlamentares do senador Randolfe Rodrigues, do ex-senador João Capiberibe e dos deputados federais no mandato 2018-2022 André Abdon, Cabuçu, Janete Capiberibe, Marcivânia Flexa e Marcos Reátegui.

O representante da ex-deputada Marcivânia, Luís Pingarilho, ressaltou a importância da biblioteca para toda sociedade. “O conhecimento precisa ser compartilhado para todos, principalmente para aquelas pessoas que ainda não tem a possibilidade do acesso ao conhecimento. O compromisso dela com a Universidade, com a educação, é permanente”, assegurou.

A vereadora de Macapá, Janete Capiberibe (PSB), reiterou em seu discurso o compromisso que tem com a Universidade, sempre destinando recursos em seus mandados parlamentares para obras e cursos nos campi universitários. “[A biblioteca] é um espaço grandioso, um espaço de saber, e ela deve ser tratada com muita delicadeza, muito cuidado e carinho. O saber deve ser um dever em todas as atividades da nossa vida”, aditou.

Em seguida, o ex-governador do Amapá e ex-senador, João Capiberibe, iniciou seu discurso relembrando a importância de uma biblioteca, significando reconhecimento e concentração do saber.

Logo após, o representante do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala, enalteceu a beleza e grandiosidade da nova biblioteca, parabenizando a gestão da Unifap pela obra. “Fui professor dessa Instituição e sabemos que enfrentamos algumas dificuldades. A primeira delas é que existe, de fato, uma concorrência muito grande com outros tipos de informações que os alunos recebem e que, dessa forma, deixaram de cultuar o hábito da leitura. […] A biblioteca física tem algumas vantagens: você entra procurando um livro de desenvolvimento sustentável, por exemplo (…) e acaba encontrando outros. A biblioteca física te permite várias opções”, disse.

Membros da comunidade acadêmica, gestores e autoridades puderam conferir, durante a inauguração, livros que estarão no acervo da biblioteca e uma exposição do projeto de extensão “Acervo Icomi”, que realizou uma ampla pesquisa sobre o acervo documental do primeiro empreendimento minerador da Amazônia, conhecido como Projeto Icomi.

 

__________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu