Doutorado em Direito da Unifap discute petróleo com professor da UFRJ

Prof. Dr. Sidney Guerra (UFRJ) veio ao estado ministrar aulas na pós-graduação.

A questão sobre as perspectivas e desafios da exploração do petróleo no estado foi assunto de uma reunião acadêmica do Doutorado Interinstitucional em Direito, convênio entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A reunião ocorreu no dia 2 de junho de 2023, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá (OAB/AP), com a participação do colegiado e acadêmicos do programa de pós-graduação e o Prof. Dr. Sidney Guerra (UFRJ), que ministra aulas no curso.

Nesse colóquio também dialogou-se sobre os interesses locais, nacionais e internacionais envolvendo a questão da exploração petrolífera na costa do Amapá, além de possíveis reflexos ambientais, econômicos e sociais a serem considerados em face do desenvolvimento e da sustentabilidade, no contexto local e da Amazônia Legal.

O coordenador do doutorado, Prof. Dr. Iaci Pelaes, afirmou que a reunião momento, de expressiva reflexão acadêmica, se resumia em três assertivas: pluralismo de ideias, na esfera jurídico-científica; inquietação acadêmica, no âmbito da reflexão crítica universitária; e abertura de possíveis novos horizontes para o crescimento da sociedade amapaense.

Pela primeira vez no estado, o Prof. Dr. Sidney Guerra disse que estava impressionado em saber de tantas informações referentes ao extremo norte do Brasil e de ver o grande entusiasmo acadêmico que movimenta o curso de Direito da Unifap.

O docente observou que a efervescência científica não deve ficar restrita ao âmbito da academia. Deve ser capilarizada por meio da formação de grupos de estudos, que haja perenidade nos diálogos critico-construtivos, que estes encontros sejam reiterados e deem fruto a publicações, tais como artigos científicos, livros, e revistas jurídicas, para que a sociedade tenha acesso ao conhecimentos produzidos pela graduação e pela pós-graduação da comunidade jurídica unifapiana. “Como professor da UFRJ e como jus-ambientalista brasileiro, coloco-me à disposição do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, para aquilo que puder ser útil”, concluiu.

Participaram do evento o coordenador local do Doutorado, Prof. Dr. Iaci Pelaes, o coordenador do curso de Direito, Prof. Antonio Sabino, o pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, Prof. José Gemaque, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS/Unifap), Prof. Dr. Marco Antônio Chagas, o corregedor geral da Unifap, Prof. Besaliel Rodrigues, os advogados Adilson Garcia e Ester Farias da Silva e, ainda, os doutorandos Kamila Tavares, Newton Cruz, Erick Franck, Jorielson Brito e Tancredo Neto, que também são professores universitários.

Texto e foto: Curso de Direito/Unifap

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/